Academia da GCM garante saúde e integração de servidores
Atualizado em 06/09/2019 - 17:59
ACADEMIA DA GUARDA MUNICIPAL - 22-08-2019 - LUCAS CABRAL
Com a presença estimuladora do inédito troféu das Olimpíadas das GCM's. guardas e servidores municipais treinam na academia da corporação: integração de servidores, novas amizades e mais saúde - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Eles e elas chegam de todos os lugares e a toda hora. São tão bem recebidos que se sentem em casa.

Enquanto se preparam e trocam de roupa, na música ambiente ouvem sertanejo universitário. Mas quem quiser pode colocar a música de sua preferência para tocar no aparelho de som. E também tem televisão para quem quer ficar por dentro das novidades enquanto malha.

Entre um exercício físico e outro, o bate-papo é constante e flui fácil. Troca de experiências profissionais, dicas de saúde, novidades sobre as famílias. Nada fica de fora das conversas.

Com um ambiente tão agradável e familiar, o Centro de Treinamento Esportivo da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos já se transformou em ponto de encontro e centro de convivência de servidores de diversas secretarias municipais.

Compartilhando recursos

A implantação da academia integra o Plano de Gestão e é mais um compromisso cumprido pelo atual governo ao viabilizar novas instalações para a Guarda, que também ganhou carros elétricos, novas motos, tablets, novos fardamentos e armas e mais 70 profissionais --outros 30 serão convocados até o mês que vem.

O Centro de Treinamento Esportivo também atende duas premissas da Administração, que são a inovação e o compartilhamento de recursos entre servidores e secretarias para melhoria do serviço prestado à população.

Com mais saúde e condicionamento físico em dia, os guardas e funcionários da Prefeitura estão mais dispostos e animados para o trabalho do dia a dia nas ruas e no atendimento ao público.

Infraestrutura completa

A academia da GCM foi inaugurada em abril de 2018. Em pouco tempo de atuação, já conta com 110 frequentadores, sendo 70 guardas civis municipais, 30 funcionários da Prefeitura e 10 mulheres de guardas, todos convivendo em perfeita harmonia. 

Além dos guardas e seus cônjuges, malham diariamente no local servidores da Urbam (Urbanizadora Municipal S/A) e das secretarias de Proteção ao Cidadão; Gestão Administrativa e Finanças; Saúde; Educação; Gestão Habitacional e Obras; e Mobilidade Urbana.

Tudo foi pensado para garantir o bem-estar, a saúde e a segurança dos alunos, inclusive o horário flexível. A academia funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, o que propicia aos guardas e servidores a oportunidade de treinarem antes e depois dos expedientes de trabalho.

Antes de começar a malhar, é preciso apresentar atestado cardiológico com liberação para atividades físicas. Também é realizado um questionário sobre saúde e uma avaliação física.

Todos os treinos são acompanhados por dois guardas civis municipais que são professores de Educação Física credenciados pelo Cref (Conselho Regional de Educação Física). Os alunos também são auxiliados por um estagiário.

A academia oferece aos frequentadores ótima infraestrutura, aparelhos novos e amplo espaço. E o melhor é que para desfrutar de tantos benefícios não é preciso pagar nada.

Diferencial

Estes são diferenciais que têm atraído cada vez mais servidores.

É o caso do auxiliar de topografia Bruno Jonas, 24 anos, funcionário de carreira da Secretaria de Gestão Habitacional e Obras e que treina no local quatro vezes por semana desde janeiro último.

"Se tivesse que ir treinar em academia particular, a mensalidade dificilmente é menos do que R$ 100. Aqui é de graça, os aparelhos são muitos bons e o clima é ótimo. Fiz muitas amizades e os instrutores nos dão total atenção. Estou muito satisfeito."

A opinião é compartilhada por Celso Siqueira Junior, 57 anos. Lotado na Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças, atualmente ele trabalha no Protocolo Leste, prédio público vizinho à academia.

"Estou frequentando a academia da Guarda há 8 meses. Como é ao lado de onde trabalho, assim que acaba o expediente já venho para cá malhar. Gostei tanto desta praticidade que estou treinando quase todos os dias", afirmou Siqueira Junior.

"Já fiz academia particular. Além de pagar caro, nem sempre os instrutores te dão atenção. Aqui todos são muito educados e dedicados aos alunos. 0 clima é diferente. Vim em busca de mais saúde e conquistei vários amigos. É um verdadeiro centro de convivência de servidores", completou.

Cuidados especiais

A atenção especial e a dedicação dos professores do Centro de Treinamento Esportivo também conquistaram as amigas Mariana Rosa da Silva Santos, 26 anos, e Larissa Lopes da Silva, 23 anos, que começaram a treinar neste mês e frequentam o local de segunda a sexta-feira.

Mulheres de guardas civis municipais, elas vieram em busca de perda de peso e melhoria da saúde e do condicionamento físico. Além disto tudo, encontraram solidariedade, companheirismo, carinho e novas amizades.

"Se soubesse que era tão bom teria vindo antes. Quando fazia academia particular, pagava caro e nem sempre tinha a atenção necessária dos professores. Aqui na academia da Guarda, mesmo quando está cheio temos dedicação total dos professores, que estão sempre nos orientando. Formamos uma grande família", disse Mariana.

"Aqui temos carinho especial, com professores que se importam com nossa saúde e nosso bem-estar. Os laços de amizade que criei aqui em pouco tempo são tão fortes que quando não venho treinar sinto falta. São diferenciais que cativam os alunos", afirmou Larissa.

Troféu inédito

Se os servidores de outras secretarias ganharam mais um centro de convivência, mais saúde e novos amigos, os guardas também têm muito a agradecer ao Centro de Treinamento Esportivo implantado pela atual Administração. Com exercícios específicos e treinamento direcionado, melhoraram suas atuações profissionais e seus desempenhos esportivos.

E os louros não demoraram para ser colhidos. Enquanto treinam diariamente, eles agora têm uma companhia especial na academia: o lindo e gigantesco troféu das 10ª Olimpíadas das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. Conquistado em julho último, o título inédito é prova de que o investimento foi bem feito e serve de motivação para intensificação dos treinos em busca de novas conquistas.

"Atribuo 90% do título inédito das Olimpíadas à academia. Antes dela, cada guarda treinava por conta própria. Agora, temos treinos específicos para cada modalidade, o que nos garantiu um ganho de qualidade muito grande, que culminou com a nossa vitória. É um investimento que tenho certeza de que ainda vai gerar muitos frutos e conquistas", disse Frediana Costa, guarda civil municipal que é uma das professoras de Educação Física que comandam os treinos na academia.

"A academia tem feito diferença no nosso trabalho e foi fundamental para a conquista das Olimpíadas. Já participei de outras edições do torneio e nunca estive tão bem preparado como neste ano. Todos os guardas estão estimulados e até quem não fazia exercício está vindo treinar", afirmou Janser Antônio dos Santos, 33 anos, que foi vice-campeão na prova de nado costas das Olimpíadas das GCMs deste ano.

Competidor da luta de braço, o guarda Thiago William Machado, 33 anos, é um dos mais assíduos. Ele treina todos os dias desde a abertura da academia em abril de 2018. "Venho aqui malhar de segunda a sexta, mesmo quando estou de folga, e minha mulher vem três vezes por semana. Esta academia já faz parte da nossa rotina. Incentivo todos os servidores a virem treinar aqui. Fiz muitos amigos, que se tornaram referências quando preciso de ajuda em outras secretarias. Esta interação tem sido benéfica para todos."

Qualidade de vida

Para Frediana, os elogios e o bem-estar testemunhado pelos servidores que frequentam o Centro de Treinamento Esportivo da GCM são motivações para continuidade do trabalho.

"A academia tem sido importante para nossos guardas, para os servidores da Prefeitura e para a população. Com profissionais mais saudáveis e mais bem condicionados, consequentemente podemos proporcionar um serviço público mais qualificado", disse a instrutora.

"Temos visto a diferença no trabalho dos guardas. Eles agora iniciam e terminam os plantões sem fadiga e ganharam qualidade de vida. Com isto, conseguem no dia a a dia garantir mais segurança à população. E também diminuíram as faltas ao trabalho por questões de saúde. Todos têm sido beneficiados", completou.

Ela incentiva outros servidores, principalmente os que são sedentários, a frequentarem a academia da Guarda.

"Aqui, terão mais saúde e conquistarão novos amigos em um ambiente agradável e acolhedor. Ninguém que treina aqui vem por obrigação, mas por prazer. Estamos de portas abertas para todos que quiserem treinar com a gente. Nosso objetivo é que com o tempo tenhamos cada vez mais guardas e servidores frequentando nossa academia."

Estímulo

Em meio ao cansaço dos treinos e do esforço físico, os guardas e servidores são estimulados pelos cartazes espalhados pelas paredes da academia.

"O corpo alcança o que a mente acredita" e "treinar não é compromisso com a academia. É compromisso com você mesmo" são apenas alguns deles. 

Mais do que frases motivacionais, são verdades que se materializaram na vida dos frequentadores do Centro de Treinamento Esportivo da GCM.

Para quem saúde é o que interessa, fazer amigos também é fundamental.

Que tal se juntar ao time de malhadores da Prefeitura? Nunca é tarde para ter uma vida mais saudável.

Academia da Guarda

Nome: Centro de Treinamento Esportivo da GCM

Inauguração: Abril de 2018

Frequentadores: 110, entre guardas, mulheres de guardas e servidores públicos municipais de diversas secretarias

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h às 20h

Endereço: Secretaria de Proteção ao Cidadão (rua Felício Savastano, 401, Vila Industrial, zona leste)

Tamanho: 364 metros quadrados

Principais aparelhos: 3 esteiras, 2 bicicletas ergométricas horizontais, 1 bicicleta ergométrica vertical, medicine balls, escadinhas, camas elétricas, halteres, pesos e barras

Custo: Gratuito

Quem pode treinar: Guardas civis municipais, cônjuges e filhos de guardas (estes têm que ter mais de 18 anos) e servidores públicos municipais. Já estão sendo realizados estudos para permitir que parentes de servidores e guardas em horário de expediente também possam treinar

Principais benefícios: 

• Redução de peso e percentual de gordura;

• Diminuição do risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose e diabetes;

• Aumento da resistência e da força muscular;

• Melhora do condicionamento físico visando o atendimento ao público nas ocorrências da guarda e no trabalho dos servidores;

• Diminuição das faltas ao trabalho por questões de saúde;

• Melhora da concentração, autoestima e equilíbrio mental;

• Promoção da sociabilidade e integração entre os GCM’s e servidores;

• Desenvolvimento do espírito de liderança, autoconfiança e solidariedade;

• Aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;

• Auxílio na realização das atividades do trabalho eliminando o cansaço e aumentando assim sua produtividade;

• Melhora dos resultados em competições esportivas.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×