S. José prepara transição de alunos do infantil para o fundamental
Atualizado em 22/08/2019 - 16:44
Durante a visita os alunos da educação infantil participaram do processo de aquecimento vocal e uma brincadeira cantada
Cerca de 600 alunos da escola municipal de educação infantil José Madureira Lebrão receberam uma apresentação musical - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Em 2020, cerca de 8.000 alunos da rede municipal de São José dos Campos irão migrar da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental. Na primeira infância, as crianças desenvolvem uma fase de intensa aprendizagem. As atividades realizadas no ambiente escolar, neste período, proporcionam, por meio das explorações e experimentações, o conhecimento de valores, sentimentos e ações.

Como será nosso recreio? Na hora do lanche, vou dividir a mesa com os coleguinhas? A nova escola é muito grande? Com o objetivo de sanar essas e muitas outras dúvidas, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, realiza um processo de transição que conta com palestra, apresentação teatral, música e roda de conversa. A proposta conta ainda com visitas dos alunos da educação infantil em escolas de ensino fundamental.

“Essa iniciativa é um trabalho conjunto dos dois segmentos para que os alunos se sintam acolhidos e seguros para a nova etapa”, disse a chefe de divisão da educação infantil, Cintia Ebram.

Como parte do projeto, cerca de 600 alunos da Emei José Madureira Lebrão, no Jardim Mariana 2, região leste da cidade, receberam nesta quarta-feira (21) uma apresentação musical de duas escolas de ensino fundamental.

A atração, que contou com a atuação do coral formado por alunos das Emefs Elizabete de Paula Honorato e Maria Amélia Wakamatsu, ambas na região leste, encantou os estudantes dos turnos da manhã e da tarde.

“Os alunos da educação infantil participaram do processo de aquecimento vocal e uma brincadeira cantada. Esse intercâmbio é fundamental para que as crianças conheçam e vivenciem um pouco do que é desenvolvido, extracurricularmente, no ensino fundamental”, concluiu Marília Gimenes, diretora da Emei José Madureira Lebrão.