São José reduz 85% mortes no trânsito em julho
Atualizado em 22/08/2019 - 09:49
Campanha Sinal de Gentileza na avenida Juscelino Kubitschek no bairro Vila Industrial. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 09-08-2019
Operação Pedestre, do programa Sinal de Gentileza, acontece diariamente em São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos registrou queda de 85,7% nas mortes no trânsito em julho deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2018. Os dados são do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito.

De acordo com o levantamento, foram 7 mortes em julho de 2018, contra 1 no mesmo mês deste ano. O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas, sob jurisdição municipal.

No acumulado do ano, a cidade também apresenta queda se comparado aos sete primeiros meses de 2018. Foram 22 mortes no ano passado e 17 em 2019, o que representa uma redução de 22,7%.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança --polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau-- para diversas ações em parceria como blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública da cidade para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

Infosiga

Criado para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, o Infosiga SP reúne informações de acidentes fatais de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana