Reunião com imobiliárias divulga programa de transferência
Atualizado em 22/03/2023 - 09:57
Reunião de de Compartilhamento de Informações Sobre a Transferência voluntaria de famílias  20 08 2019
Os corretores de imóveis conheceram o projeto da Prefeitura, que garante moradia digna às famílias que deixaram o núcleo congelado - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta terça-feira (20) um encontro com 30 corretores de imóveis e proprietários de imobiliárias da cidade para divulgar o programa de transferência voluntária, que até o momento atendeu 32 famílias – mais de 100 pessoas – que moravam no núcleo congelado do Banhado. Elas deixaram a área insalubre, onde viviam em condições precárias, e passaram a morar em residências dignas escolhidas por elas, com infraestrutura e qualidade de vida.

Durante o encontro, os servidores municipais compartilharam informações sobre o avanço do projeto, que beneficia as famílias com auxílio-moradia de R$ 700 por mês, além de um valor único de R$ 5 mil para providenciar a mudança e demolição do imóvel. Os representantes do ramo imobiliário apresentaram sugestões para aprimorar o processo e criar ferramentas facilitadoras para fomentar a atividade de locação de residências aos ex-moradores do núcleo congelado.

Criado pelo Decreto Municipal 17.788/2018, o programa de transferência voluntária oferece R$ 5 mil a cada núcleo familiar que deixar o Banhado e demolir o imóvel – R$ 2.300 para mudança e R$ 2.700 para demolição. Além disso, a Prefeitura paga auxílio-moradia até R$ 700 mensais.

Os moradores do Banhado incluídos no cadastro realizado em 2014 podem procurar o posto da Prefeitura para obter informações e aderir ao programa. Ele funciona no antigo prédio da Câmara Municipal (estacionamento), no Centro, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.