Projeto idealizado pelo Fundo Social estimula generosidade
Atualizado em 02/08/2019 - 16:18
CAPACITAÇAO PROFESSORES FUNDO SOCIAL - 30-07-2019 - LUCAS CABRAL
Capacitação faz parte do projeto 'Educando para a Generosidade' desenvolvido pelas professoras voluntárias Mônica Trindade, Selma Vilela e Simone Estácio - Foto: Lucas Cabral/PMSJC


Fundo Social de Solidariedade

"Aprender a ser e a conviver.” Esses foram os pilares trabalhados na capacitação aplicada por um grupo de professoras voluntárias na tarde da terça-feira (30). A capacitação envolveu um grupo de 12 professoras do ensino fundamental da escola Emef Maria Augusta Moreira da Costa, do Jardim Uirá.

Ana Claudia da S. Moura destaca a capacitação como etapa essencial. “Interessante nessa capacitação é que trabalhamos o princípio essencial, o ser e o conviver. Aplicado nos alunos vai ajudar a garantir o atendimento a toda a diversidade expressa por eles, sendo essencial na formação do cidadão”, disse a educadora física.

A capacitação faz parte do projeto “Educando para a Generosidade” desenvolvido pelas professoras voluntárias Mônica Trindade, Selma Vilela e Simone Estácio.

O projeto tem como base utilizar valores como empatia e generosidade para estimular a transformação das gerações para uma sociedade melhor. Além de utilizar técnicas complementares de meditação para uma a harmonização da convivência.

“Ao trabalhar em parceria, os alunos aprendem a se posicionar, a respeitar as escolhas dos demais, a entender que suas ideias nem sempre são aceitas, enfim, exercitam o convívio. Mas, assim como na aprendizagem dos demais conteúdos, é preciso haver uma ação do professor, que os ajudará a aprender melhores formas de se relacionar. A pessoa generosa quer partilhar, repartir ou distribuir o que tem”, explica Simone Estácio uma das idealizadoras do projeto.

O “Educando para a Generosidade” será aplicado pelas professoras voluntárias até dezembro, na escola. Posteriormente, ao final do processo com os alunos, os indicadores de resultados serão avaliados para uma possível implementação na grade escolar.

A iniciativa da ação é uma idealização do Fundo Social para promover a cultura da generosidade no município e proporcionar um maior engajamento de voluntários que possam atuar nos diversos segmentos de causas sociais das Instituições parceiras do órgão. Para conhecer mais sobre as Entidades Sociais acesse o doasaojose.com.br.


MAIS NOTÍCIAS
Fundo Social de Solidariedade