Prefeitura unifica equipes e melhora o serviço em mobilidade
Atualizado em 02/08/2019 - 10:07
NOVOS UNIFORMES AGENTES DA MOBILIDADE - 30-07-2019 - LUCAS CABRAL
Prefeitura entregou os novos uniformes aos agentes da mobilidade, adequando aos novos padrões internacionais - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares da Administração.

Na prática, desde então, o grupo atua nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.

Desde o início de 2017, a Prefeitura de São José dos Campos vem trabalhando para mudar o conceito de trabalho da Secretaria de Mobilidade Urbana, especialmente no que se refere à operação.

Investimentos

O município ampliou o número equipamentos que auxiliam na fiscalização, implementou o uso de tablets para agilizar os processos, além do carro “Guardião”, que desde dezembro de 2017 auxilia na fiscalização da zona azul nos principais centros comerciais da cidade.

O veículo, inclusive, substitui o trabalho de doze agentes da mobilidade e contribuiu, por exemplo, para a otimização da fiscalização feita por videomonitoramento, diretamente do Centro de Controle Operacional de Trânsito, e deslocamentos dos profissionais para organizar o trânsito e atender ocorrências.

A Prefeitura também ampliou o serviço Mão na Roda, no qual dois guinchos realizam o atendimento de automóveis, incluindo ônibus e caminhões, quebrados no Anel Viário e nos principais corredores da cidade. Para utilizar o serviço, basta acionar a Central 156 ou 190.

Na última semana, a Prefeitura também entregou os novos uniformes aos agentes da mobilidade, adequando aos novos padrões internacionais proporcionando mais segurança e efetividade nas operações.

Atualmente, o município conta com 118 profissionais, que se dividem em quatro turnos de trabalho e atuam nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização de trânsito, nos 7 dias da semana. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão prezando pela fluidez e segurança no trânsito, a proteção ao pedestre e ao cuidado com a cidade.

Histórico

Em 2017, a Prefeitura alterou o nome da Secretaria de Transportes para Secretaria de Mobilidade Urbana, com o objetivo de mudar o conceito e a prática de trabalho da pasta. A mudança permitiu que a secretaria seja reconhecida não só pelo trabalho no transporte público mas na mobilidade urbana e planejamento da cidade como um todo, num eixo de educação, engenharia e fiscalização.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana