Com monitoramento, São José reduz multas e mortes no trânsito
Atualizado em 02/08/2019 - 17:55
Radar na Avenida 9 de Julho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-08-2018
Equipamentos possuem a tecnologia OCR, que permite a identificação, por exemplo, de veículos furtados ou roubados - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Balanço sobre segurança no trânsito mostra que, entre 2016 e 2019, a Prefeitura de São José reduziu o número de mortes e de multas aplicadas.

A comparação envolve os primeiros semestres de 2016 e 2019.

A implantação dos portais de segurança e a ampliação do monitoramento eletrônico deixou o trânsito mais seguro na cidade.

Esse cenário comprova a eficácia dos equipamentos de fiscalização na busca por um trânsito mais seguro e com menos infrações.

Com o aumento na quantidade de equipamentos de fiscalização, São José dos Campos registrou uma queda de 5% na quantidade de multas aplicadas a cada 10 mil veículos. O índice apresenta 2.356 multas no primeiro semestre de 2016. Neste ano, em contrapartida, foram 2.251 a cada 10 mil veículos registrados no município.

Outro dado importante é a redução de 43% das mortes no trânsito. Nos seis primeiros meses de 2016, a cidade registrou um índice de 0,6 mortes a cada 10 mil veículos, contra 0,4 no mesmo período de 2019. O índice está próximo da meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) de reduzir pela metade o número global de mortes e lesões no trânsito até 2020.

Radares

No primeiro semestre de 2016, a cidade possuía 80 radares. No mesmo período deste ano, são 178. Em 2016, eram 2 radares para cada 10 mil veículos. Em 2019, 4,1 equipamentos para cada 10 mil veículos, um aumento de 107%.

Os equipamentos possuem a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, na tradução literal), que permite a identificação, por exemplo, de veículos furtados ou roubados por meio da leitura das placas, que registram cerca de 1 milhão de imagens por dia.

Os dados são acompanhados pela Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal, com apoio do COI (Centro de Operações Integradas). A cidade registrou, inclusive, uma queda de 47% nos roubos de veículos (de 424 para 224) na comparação entre os primeiros semestres de 2016 e 2019, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.

Aumento da frota

Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), em maio de 2016, São José dos Campos possuía uma frota de 408.523 veículos, contra 440.026 no mesmo mês deste ano, o que representa um aumento de 7,7%.

Ações educativas

A Prefeitura de São José também acredita na conscientização e educação para o trânsito, já que na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

São José Unida

A ampliação do monitoramento eletrônico na cidade é fruto do programa municipal São José Unida, que reúne todas as forças de segurança federais, estaduais e municipais que atuam no município.

A escolha dos locais para a implantação dos equipamentos foi orientada pelas forças de segurança com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito e a criminalidade, melhorando a segurança pública, a segurança viária e a qualidade de vida dos cidadãos.