Batalha de MCs deste sábado classifica para etapa estadual
Atualizado em 02/08/2019 - 11:41
Quinta
Nas batalhas de MCs realizadas no Centro da Juventude, o público escolhe o vencedor - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Neste sábado (3), acontece mais uma edição especial do programa Quinta da Juventude. Entre 14h e 19h, o Centro da Juventude, na região sul, vai receber o público jovem para curtir o Pavilhão de Rimas.

O Pavilhão tem trazido a cultura do hip-hop para o Centro da Juventude, com participações nos programas Quinta da Juventude e Conexão Juventude. Trata-se de uma batalha de MCs, onde a participação do público é fundamental. Os MCs fazem suas rimas e o público escolhe o vencedor de cada batalha.

Etapa regional

Esta edição do Pavilhão de Rimas ganhou maior importância. Ela vai servir como etapa regional do CPBMC (Circuito Paulista de Batalhas de MC) e servirá para classificar MCs do Vale do Paraíba e Litoral Norte para a Batalha de MC Paulista de 2019.

O campeão da etapa paulista vai competir com participantes de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, buscando classificação para o Duelo Nacional de MC que vai acontecer em Belo Horizonte no mês de dezembro. O CPBMC é o maior circuito nacional de batalhas de MCs, tendo realizado mais de 100 batalhas no Estado de São Paulo neste ano.

Origem

As batalhas de MCs promovidas pela Assessoria de Programas para a Juventude de Prefeitura de São José dos Campos são organizadas pelos rappers Rodrigo Lopes, conhecido como Rdo e o Eric Guimarães, o Ericon. “É uma atividades sadia, ela estimula muito a leitura, porque o forte da batalha de MC é o conhecimento”, explica Rodrigo.

As batalhas de rimas surgiram ao mesmo tempo em que o rap dava seus primeiros passos, por meio dos desafios conhecidos como diss, quando um rapper ataca outro. Nos anos 70 também foram criadas rinhas de freestyle entre MCs que se enfrentavam nas ruas do Bronx, em Nova York, o lugar que o hip-hop nasceu. No Brasil, devido à popularização do gênero, as primeiras batalhas chegaram nos anos 90.

A Assessoria de Programas para a Juventude, órgão da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, tem por objetivo promover políticas públicas para os jovens do município. Entre seus programas destacam-se o Conexão Juventude, a Quinta da Juventude e o Cidade Cidadã.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas na página São José Jovem do Instagram e Facebook, pelo fone 3932-8693 ou pelo whatsapp (12) 99618-2941.

 

Serviço

Quinta da Juventude especial de sábado
Dia e horário – 3 de agosto, das 14h às 19h
Local – Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

*Colaborou Micaela Gianello

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida