Esporte de São José leva emoção no fim de semana
Atualizado em 19/08/2019 - 15:47
Futsal Feminino São José 2 x 1 Taboão
Adrenalina em alta no ginásio do Tênis Clube na derrota do São José Futsal nos pênaltis, resultado que tirou a equipe da Copa do Brasil - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Foi emocionante. A torcida compareceu em bom número ao ginásio do Tênis Clube na manhã de domingo (18) e a equipe do São José Futsal Feminino fez a sua parte no tempo normal de jogo, vencendo o Taboão por 2 a 1, com dois gols de Emilly. Porém, veio a prorrogação, que terminou em 0 a 0. Em seguida, o adversário se saiu melhor nos pênaltis e venceu por 3 a 1.

Essa foi a história do jogo de volta entre São José e Taboão, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de perder em Taboão por 6 a 4, a Máquina Amarela, como a equipe joseense é conhecida, tinha que vencer no tempo normal e na prorrogação, ou ainda nos pênaltis, caso o tempo extra terminasse empatado.

Fora da Copa do Brasil, a Máquina ainda tem várias competições na temporada: quartas de final da Copa Paulista, Liga Nacional em setembro, campeonato estadual, Jogos Abertos do Interior em novembro e Liga Sul.

O próximo compromisso do São José será no sábado (24), contra o Itapevi, na casa do adversário, pelo campeonato estadual.

Basquetebol

O São José Basketball conseguiu sua segunda vitória consecutiva no Campeonato Paulista da Série A-1 na sexta-feira (16), ao bater o Unifae São João, de São João da Boa Vista, por 83 a 56, terminando o primeiro turno com 3 vitórias e duas derrotas no grupo B.

O resultado foi importante para que a equipe joseense possa enfrentar o líder Corinthians, nesta quinta-feira (22), às 20h, em São Paulo, pela primeira rodada do segundo turno. O adversário derrotou o Rio Claro fora de casa, por 73 a 69, e agora tem 9 pontos ganhos, com quatro vitórias e uma derrota na competição, exatamente para o São José, na abertura do Paulista.

A Águia do Vale está em quarto lugar no campeonato, com 6 pontos e as mesmas três vitórias e duas derrotas que o vice-líder Bauru e o terceiro colocado Paulistano. A diferença entre os três está nos critérios de desempate.

Com cinco rodadas disputadas, o São José mostrou até agora o melhor ataque do grupo, com 408 pontos marcados, mas uma defesa que precisa melhorar, pois é a quinta entre os seis participantes, com 381 pontos sofridos.

Futebol feminino

Na manhã de sábado (17), no Estádio Martins Pereira, o São José Futebol Feminino foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras e continua sem vencer no quadrangular da segunda fase do Campeonato Paulista. As Meninas da Águia pegaram pela frente três clubes grandes do futebol paulista – São Paulo, Santos e Palmeiras –, sofrendo três derrotas.

O São José levou o primeiro gol logo aos 6 minutos de jogo, de pênalti. Aos 43 minutos, mais um gol das adversárias. Para agravar a situação, antes do final do primeiro tempo a jogadora Edna Baiana, do São José, foi expulsa. No segundo tempo, Poliana diminuiu, também de pênalti, mas foi só. Resultado final: 2 a 1 para o Palmeiras.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo (25), às 15h, pela quarta rodada dessa segunda fase. O jogo será em Vinhedo, na região de Campinas.

Antes, porém, nesta quarta-feira (21), às 19h30, também em São Paulo, as Meninas da Águia pegam outra “pedreira” pela frente. Será o segundo jogo do mata-mata contra o Corinthians pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro. No jogo de ida, no Estádio Martins Pereira, o adversário venceu por 4 a 1 e está em situação favorável para passar às semifinais.

Para tornar ainda mais difícil a missão do São José, o Corinthians deverá redobrar o ânimo na partida, pois a vitória valerá um recorde mundial. Após golear a Ferroviária por 4 a 0 no domingo, pelo Campeonato Paulista, a equipe obteve a 27ª vitória consecutiva, igualando o time masculino The News Saints, do País de Gales, que está no Guiness Book como a equipe com a maior sequência de vitórias do futebol mundial. Vencer o São José, portanto, significará para o Corinthians se isolar como recordista com 28 vitórias seguidas.

Futsal masculino

Ao empatar em 4 a 4 com o Pulo do Gato na sexta-feira (16), em Campinas, o São José Futsal obteve um bom resultado para encarar o rival regional Taubaté nesta terça-feira (20), às 19h30, fora de casa, pela Liga Paulista de Futsal.

Os gols em Campinas foram marcados por Vandinho, Banana, Biel e Gustavinho. Foi a segunda rodada da primeira fase da competição. Na estreia, a equipe joseense foi derrotada pelo N10/Jundiaí por 4 a 3.

Futsal feminino e masculino, basquetebol e futebol feminino são modalidades apoiadas pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).