Bikes e patinetes ampliam opções de transporte no Jardim das Indústrias
Atualizado em 20/08/2019 - 06:13
BICICLETAS E PATINS COMPARTILHADOS JARDIM DAS INDUSTRIAS - 19-08-2019 - LUCAS CABRAL
Fernando Feital utilizou o patinete pela primeira vez no domingo (18) - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O serviço de bicicletas e patinetes compartilhados já chegou ao bairro Jardim das Indústrias, na região oeste de São José dos Campos. Agora, os moradores do bairro terão mais opções para os deslocamentos na cidade.

O início da operação do serviço no bairro foi iniciado no último sábado e quem passava pela região nesta segunda-feira (19) já via de longe os equipamentos.

O morador Fernando Feital, de 38 anos, utilizou o patinete pela primeira vez no domingo (18) e aprovou a opção.

“Fui daqui do bairro ao centro, até o banhado, numa viagem que durou 20 minutos na ida e o mesmo tempo na volta. A experiência foi boa e é uma opção para o lazer e trabalho. É uma opção de transporte mais autônoma, você não depende do horário do ônibus”, disse Fernando, que mora há 20 anos no bairro.

Com a expansão do serviço para o Jardim das Indústrias, o município passa a contar com 1.540 bicicletas, sendo 1.440 da Yellow e 100 da Serttel (Samba), além de 570 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin.

A Prefeitura de São José dos Campos incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população. Além dessas regiões oeste e sul, o sistema atende o centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Como funciona
Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.
Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Credenciamento e educação para o trânsito
Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana