Bikes e patinetes chegam ao Jardim das Indústrias
Atualizado em 16/08/2019 - 18:52
EXPANSAO BIKES COMPARTILHADAS ZONA CENTRA E ZONA SUL - 02-08-2019 - LUCAS CABRAL
Prefeitura de São José incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

O Jardim das Indústrias, na região oeste de São José dos Campos, passa a receber o serviço de bicicletas e patinetes compartilhados a partir deste sábado (17). Outras regiões, que já possuem as bikes, também terão os patinetes a partir deste fim de semana.

Agora, a região do Jardim Oswaldo Cruz, no centro, e do Parque Ribeirão Vermelho, na Urbanova, região oeste, que receberam recentemente o serviço de bikes, também terão os patinetes à disposição da população. As áreas de abrangência poderão ser vistas a partir deste sábado no aplicativo das empresas Yellow e Grin.

Com a expansão, a Yellow irá aumentar em 20% a frota de bikes na cidade. Agora, o município passa a contar com 1.540 bicicletas, sendo 1.440 da Yellow e 100 da Serttel (Samba), além de 570 patinetes compartilhados, das empresas Yellow e Grin.

A Prefeitura de São José dos Campos incentiva o uso do transporte sustentável e tem possibilitado o aumento na oferta desses modais à população. Recentemente, o município teve o aumento da área de abrangência do serviço de bikes nas zonas sul, centro e oeste.

Além dessas regiões, o sistema atende o centro expandido da cidade e com 50 bikes que ficam dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). Toda a área de abrangência do serviço pode ser visualizada nos aplicativos das empresas.

Como funciona

Por meio do sistema dockless (sistema de compartilhamento de bicicletas que não utiliza estações de travamento), os usuários podem usar as bicicletas e patinetes por toda a cidade e devolvê-las em qualquer local apropriado para seu estacionamento, dentro da área de cobertura.

Em São José, as empresas operam o sistema de locação de bicicletas e patinetes principalmente por meio de aplicativos de celular. A Yellow também conta com pontos de venda, onde o usuário tem a opção de comprar os créditos em dinheiro.

Credenciamento e educação para o trânsito

Atualmente, a Prefeitura credencia as empresas operadoras e as regras de circulação e conduta são definidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além disso, a Administração está investindo em campanhas educativas como o Programa #SinaldeGentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.