São José obtém selo de ‘bom pagador’ da Caixa
Atualizado em 15/08/2019 - 20:09
Canteiro de obras do Arco da Inovação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 18-07-2019
Em todos os cantos da cidade, existem obras públicas da Prefeitura de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A retomada da capacidade de investimentos públicos em São José fica evidente com as obras e os projetos realizados em todos os cantos da cidade. Essa percepção, porém, agora está comprovada com o selo de “bom pagador” da Caixa. O município saltou da nota “D”, na gestão anterior, para a nota “A-” após a força-tarefa de reorganização financeira iniciada em 2017.

A nota de rating (classificação de risco de crédito) da Prefeitura, atualizada neste mês pela Caixa, mostra que a cidade tem índice favorável para novos financiamentos junto ao banco, chegando a R$ 217,4 milhões.

Para emitir o selo de “bom pagador”, a Caixa considerou, por exemplo, os demonstrativos contábeis dos últimos três exercícios financeiros, informações da dívida do município. Em 2016, a Prefeitura tinha “capacidade zero” para novos financiamentos.

A atual gestão herdou uma dívida de R$ 306 milhões, deixada pela administração que esteve à frente da cidade até 31 de dezembro de 2016.

Reorganização

A força-tarefa para reduzir despesas e evitar desperdício na Prefeitura de São José começou em janeiro de 2017 e, logo no primeiro ano, garantiu uma economia de R$ 32 milhões aos cofres do município.

Se for levada em conta a economia feita em licitações, o montante chegou a R$ 357,9 milhões.

Graças a esse esforço de reorganização financeira foi possível retomar os investimentos em áreas essenciais e recuperar a credibilidade.

Obras

Em todos os cantos da cidade, existem obras públicas da Prefeitura de São José. A Via Cambuí, maior obra viária da história do município, segue em ritmo acelerado. O Arco da Inovação, ponte estaiada para desafogar o trânsito na Rotatória do Colinas, principal ponto de congestionamento da cidade, e a nova Rotatória do Gás, na região leste, são outras obras importantes já iniciadas pela atual gestão.

A Arena de Esportes, a interligação Salinas-Evangélicos e a Via Jaguari são outras ações importantes da Administração.