Sutaco estadual valoriza artesanato tradicional de São José
Atualizado em 14/08/2019 - 15:03
Artesanato - Sutaco
Produtos como, cestaria em taboa, bucha vegetal, palha de milho, entre outros, fazem parte do artesanato tradicional de São José - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Diretoria de Turismo, da Prefeitura de São José dos Campos, recebeu nesta terça-feira (13) a visita da coordenação estadual da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades).

A coordenadora da Sutaco-SP, Beatriz Freitas Feitosa, conheceu o artesanato tradicional de São José, principalmente aqueles que utilizam matérias primas mais tradicionais e têm trabalhos representativos.

Artesanato tradicional

Como exemplo, ela conheceu trabalhos com base em produtos como: cestaria em taboa, bucha vegetal, palha de milho, cerâmica Raku, carpintaria e marcenaria, além das peças de figureiras, do grupo Santo de Casa.

Para a coordenadora, o trabalho apresentado é muito significativo. Beatriz Freitas conheceu o trabalho dos artesãos: Milton José, Walkiria Berti, Misael, Carlos Roberto, entre outros. Ela parabenizou os artesãos locais por seus trabalhos e solicitou que continuem resgatando o artesanato tradicional.

A Sutaco tem como missão viabilizar, preservar, incrementar e promover o artesanato paulista, contribuindo para o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.  A instituição também contribui para a geração de renda e inclusão econômica dos artesãos paulistas no mercado, inclusive por meio de várias feiras pelo país.

Sutaco local

Em São José dos Campos, por meio de uma parceria, o Departamento de Turismo, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, presta atendimento específico ao artesão local e regional. Os agentes locais realizam cadastramento e emissão de Carteira de Identidade do Artesão, com base nas exigências estabelecidas. A Sutaco local funciona no prédio do PAT, à Praça Afonso Pena, 175, Centro.

A Prefeitura de São José dos Campos tem incentivado o artesanato local por meio da realização de mais feiras de artesanato ao longo do ano, não apenas no Parque da Cidade, mas também em bairros mais distantes. A iniciativa visa aumentar a possibilidade da geração de renda para os artesãos e mais acesso à população dos produtos do artesanato local.