Prefeitura promove Feira do Empreendedorismo e Trabalho
Atualizado em 13/08/2019 - 15:10
FET 2019
A feira é gratuita e oferece oportunidades para quem busca novo emprego ou melhor qualificação profissional - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, realiza no próximo dia 24 de agosto a FET (Feira do Empreendedorismo e Trabalho), das 9h às 18h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, ao lado do Parque da Cidade. O evento é gratuito e aberto a todos interessados.

O objetivo é oferecer aos visitantes um ambiente voltado ao mercado de trabalho com a captação e oferta de empregos, subsídios para qualificação profissional e o fomento às relações entre empresas, entidades, empregadores e empregados.

O público estimado é de 5.000 participantes entre trabalhadores interessados em primeiro emprego, recolocação e qualificação profissional e empreendedores que buscam oportunidades no mercado.

Expositores

Empresas de recursos humanos, instituições de educação profissional e entidades representativas estarão no mesmo ambiente onde haverá opções de negócios, network, captação e oferta de vagas de emprego, serviços da prefeitura e de entidades parceiras, além de orientação profissional por meio de palestras e informações sobre o Programa Qualifica.

Atividades paralelas

Além da programação voltada para quem busca oportunidades de trabalho, a FET terá também lazer e entretenimento com área de alimentação - parte da feira-livre noturna - e Rua de lazer,  da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida com monitores para atendimento das crianças enquanto os pais ou responsáveis visitam a FET.

Palestras

Como parte do evento, acontecerão palestras orientação voltadas para o mercado de trabalho.

Para participar das palestras é preciso inscrição prévia do interessado por meio da Central 156 ou no site do Programa Qualifica. Para a participação nas demais atividades da feira não é necessária inscrição prévia.

Palestras - sala 19:

9h30 às 10h30 - O Mercado de Trabalho e o Futuro das Profissões - coach - Denise de Camargo;

11h às 12h - Ferramentas para Desenvolvimento Pessoal e Autogestão - Fronteira do Pensar - Juliana Guratti;

13h às 14h - Neuromarketing: Técnicas de Venda - Fronteira do Pensar - Juliana Guratti;

14h30 às 15h30 - Trabalhabilidade e Empreendedorismo – Sebrae - Fabiana Supino.

Palestras - sala 20:

9h30 às 10h30 - Como Empreender sua Carreira - SESI - Fernanda de Freitas Telles;

11h às 12h - As Implicações das Redes Sociais nas Relações de Trabalho - OAB - Dr. Fernando Peixoto;

13h às 14h - O Jovem e o Trabalho: os Desafios para o Futuro! - CIEE - Guilherme Rosa;

14h30 às 15h30 - O Que Não Devo Fazer nas Dinâmicas e Entrevista de Emprego - OAB - Dr. Fernando Peixoto.

Serviços públicos:

• Prefeitura de São José dos Campos:
  • PAT e POUPATEMPO: inscrição para vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego;
  • Qualifica São José: informações sobre cursos gratuitos de capacitação profissional;
  • Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional: panorâmica das tendências do mercado de trabalho;
  • Sala do Empreendedor: orientações para abertura rápida de empresas;
  • Cephas: cursos técnicos de nível médio em várias áreas;
  • Procon: orientação sobre relações de consumo;
  • Parque Tecnológico: pesquisa tecnológica e de desenvolvimento.

Instituições parceiras:

• Empresas de RH: informações e encaminhamentos para vagas de emprego;
  • OAB: atendimento para orientações trabalhistas;
  • Sesi, Senai, Sesc e Senac: cursos de capacitação profissional;
  • Sebrae: orientações para empreendedores;
  • Ciee: orientação para estágios;
  • Inss: orientações sobre benefícios da previdência social.

Entidades representativas:

• ACI: serviços ao empresário e comércio;
  • Assecon: orientação contábil;
  • Sindicomerciários: orientações para empregados do comércio;
  • Sinhores: orientações e informações para empreendedores de hotelaria, restaurantes, bares e similares;
  • Assecre: orientações e informações ao investidor e ao empreendedor.

www.sjc.sp.gov.br
Central 156