Programa Pró-Trabalho chega a 1.555 convocados
Atualizado em 12/08/2019 - 09:37
Pró-Trabalho. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-07-2018
Os integrantes do Pró-Trabalho participam de serviços internos, externos e administrativos na Prefeitura e podem ser absorvidos por empresas privadas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos convocou neste início de agosto, mais 43 bolsistas para o Programa Pró-Trabalho para os serviços internos, externos e administrativos. Como esses novos chamados, o Programa chega a 1.555 beneficiários sendo, 755 para serviços externos, 186, internos e 614 para serviços administrativos.

A nova turma inicia suas atividades nesta segunda-feira (12) e recebe uma bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período, e vale alimentação de R$ 100.

Todos os beneficiários realizam cursos de qualificação profissional nas áreas administrativa, serviços gerais internos e externos, de acordo com a área escolhida, com carga horária de até 8 horas semanais.

O Pró-Trabalho é coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Credenciamento das empresas

Empresas podem solicitar beneficiários do programa conforme suas demandas, desde que estejam credenciadas no Programa Pró-Trabalho.

Para participar, as empresas precisam atender às exigências do edital, publicado em julho de 2018, como estarem instaladas no município de São José dos Campos há pelo menos seis meses. Para empresas que se encontram em recuperação judicial é necessária a apresentação do plano de recuperação já homologado e em vigor, apta a comprovar sua viabilidade econômico-financeira. Podem participar empresas inscritas no Programa Simples Nacional e microempreendedores individuais.

As empresas que forem credenciadas pela Prefeitura de São José dos Campos, nos termos estabelecidos no edital, irão receber do município o reembolso de até metade do valor do salário pago pela empresa ao beneficiário do programa Pró-Trabalho, até o limite de R$ 500 mensais, pelo período de três meses. Essa é uma maneira de incentivar a contratação de bolsistas e de dar continuidade em sua qualificação profissional, no mínimo, pelo prazo do reembolso.

Os documentos necessários para o credenciamento deverão ser entregues e protocolados na recepção da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, localizada à praça Afonso Pena, 175, 3º andar, no centro, das 8h15 às 17h, de segunda a sexta-feira.