Fórum de educação reúne 1.000 pessoas em São José
Atualizado em 13/08/2019 - 10:55
IDEIAS & DEBATES PARQUE TECNOLOGICO - 12-08-2019 - LUCAS CABRAL
Especialistas, autoridades e professores se reuniram para debater o futuro da educação brasileira - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 1.000 pessoas se reuniram nesta segunda-feira (12), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, para discutir educação e futuro. O fórum Ideias & Debates contou com a presença de especialistas convidados, autoridades da cidade e da região, professores e demais profissionais e teve como pauta o cenário atual da educação no país, além de casos de sucesso.

O fórum aconteceu durante todo o dia e foi dividido em quatro painéis. O diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, abriu o evento falando sobre lições, experiências e demandas do século 21 voltadas à Educação.

Segundo o professor, “o futuro será formado por empreendedores e inovadores. Sem educação, não há futuro“.
“É uma alegria grande estar aqui em São José dos Campos neste evento com educadores e autoridades para refletirmos juntos sobre a valorização da educação. O direito de aprender está ligado ao direito de ensinar“, afirmou.

Exemplos de sucesso

Durante a exposição de painéis da manhã, foi citado um exemplo da rede municipal de ensino. A diretora da Emef Elizabete de Paula Honorato, na região leste, compartilhou experiências voltadas à cultura de paz, com foco no desenvolvimento dos alunos, com resultados na aprendizagem e na convivência entre a escola e a comunidade.

O empreendedorismo foi retomado pela Prefeitura em 2017, por meio de programas para alunos da rede, com idades entre 4 e 14 anos. O termo "educação empreendedora" foi destacado pelos especialistas durante o evento, por estimular os alunos a buscarem autonomia, solução para problemas e ações inovadoras.

Na parte da tarde, o publico ouviu explanações do jornalista, comentarista e historiador Marco Antonio Villa a respeito dos dilemas da educação brasileira.

Em seguida, a diretora do Ceipe (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais) da FGV RJ, e articulista do jornal Folha de S.Paulo, Claudia Costin abordou o tema “Formação socioemocional do aluno e motivação”, baseada em suas experiências e pesquisas no ramo.

O evento foi encerrado pelo secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares da Silva.
Para os organizadores do Ideias & Debates, o evento conta com diversas parcerias para criar oportunidades de discutir temas relevantes para a sociedade com representantes da Região Metropolitana do Vale, afim de buscar soluções inovadoras para a região.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×