Ação institucional combate corrupção e lavagem de dinheiro
Atualizado em 12/08/2019 - 18:00
Fórum de Combate à Corrupção: Lei anticorrupção e sua aplicação aos municípios paulistas. Foto: Claudio Vieira/ PMSJC. 12-08-2019
Vera Wolff Bava defendeu a aplicação da Lei Anticorrupção pelos municípios - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Focco/SP) reuniu nesta segunda-feira (12) gestores de prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Autoridades e dirigentes das esferas municipal, estadual e federal participaram do encontro, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

O encontro teve o objetivo de congregar esforços de instituições e órgãos governamentais para o combate às formas de corrupção. Por meio de troca de informações e experiências, o ciclo de palestras foi coordenado pela presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado, Vera Wolff Bava.

Os painéis foram conduzidos pelo diretor técnico da Corregedoria do Município de São Paulo, Otávio Henrique Simão e Cucinelli, e o coordenador dos projetos da Controladoria Geral da União, Márcio Aurélio Sobral. Durante o evento, foi destacada a importância da Lei Anticorrupção (Lei Federal 12.846/2013), que permite à administração pública punir diretamente as empresas que praticarem atos de corrupção.

Para a Prefeitura de São José, apoiadora do evento, a iniciativa reforça as ações desenvolvidas no âmbito da administração municipal para fazer cada vez melhor não só a cidade, mas também o estado e o país. Uma delas é a criação de um órgão de controle interno, que vem contribuindo para a transparência na gestão pública.

Formado por 34 instituições, o Focco/SP existe desde dezembro de 2013. O objetivo é discutir e propor ações de combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os componentes se reúnem periodicamente para estabelecer ações prioritárias e formam grupos de trabalho em torno delas.