Laís Nunes, do ‘Time São José’, ganha bronze no Pan
Atualizado em 11/08/2019 - 23:55
Wrestling - Laís Nunes
Laís comemora a conquista do bronze no Pan e já mira o Mundial em setembro no Cazaquistão - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A lutadora Laís Nunes, do São José Wrestling e da Seleção Brasileira, conquistou na sexta-feira (9) a medalha de bronze na categoria até 62 quilos dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Foi o primeiro Pan da carreira de Laís.

Este é o quinto pódio internacional da atleta nesta temporada. Ela nasceu em Goiás e está radicada em São José dos Campos, cidade que representa nas principais competições nacionais e internacionais. Suas boas participações a levaram ao atual segundo lugar no ranking mundial da modalidade. Com isso, Laís será uma das cabeças de chave do Campeonato Mundial de Wrestling 2019, no mês que vem, no Cazaquistão.

Esta é a terceira medalha de bronze da lutadora em competições internacionais no ano. Ela também foi campeã do Campeonato Pan-Americano específico da modalidade, em Buenos Aires, na Argentina, e prata no Dave Schultz Memorial, disputado no Colorado, Estados Unidos. Além disso, detém os títulos brasileiro e paulista.

O wrestling de São José levou três lutadoras ao Pan de Lima. Kamila Barbosa melhorou seu desempenho anterior, em Toronto, em 2015, voltando com o quinto lugar. Camila Fama, que também disputou a competição pela primeira vez na carreira, ficou em sétimo. A equipe foi acompanhada em Lima pelo treinador do São José Wrestling, Nisdany Perez.

Luta olímpica

Wrestling é uma palavra inglesa que possui significado semelhante a "luta livre" em português. No Brasil, a modalidade é gerida pela Confederação Brasileira de Wrestling e abrange os estilos greco-romano, livre e feminino, além do beach wrestling (wrestling de praia). A participação do Brasil no wrestling dos Jogos Olímpicos é recente, tendo começado em 1988, em Seul (Coreia do Sul).

A equipe joseense de wrestling é apoiada pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal), tendo atletas atendidos no Programa Atleta Cidadão e no Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida