Sala do Empreendedor participa de encontro em Brasília
Atualizado em 01/08/2019 - 18:41
Evento de empreendedorismo
Pioneira na criação da Sala do Empreendedor, em 1997, São José se destaca pela simplificação e desburocratização de processos - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Representantes da Sala do empreendedor de São José dos Campos participaram, nesta quinta-feira (1), em Brasília (DF), de encontro com tema “Desburocratização e Empreendedorismo para Desenvolvimento dos Municípios”.

O evento é uma realização do Enap (Fundação Escola Nacional de Administração Pública) e da Endeavor e capacita servidores para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo nos municípios.

O encontro contou com palestra de Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e Márcia Amorim, secretária especial de Modernização do Estado, da Secretaria Geral da Presidência da República, Xavier Cirera, economista sênior em Comércio e Competitividade do Global no Banco Mundial, Águeda Muniz, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (CE) e Daniel Bogeá, diretor-executivo do Instituto Desburocratizar.

Na ocasião, acontece o lançamento do mapa para simplificação no processo de abertura de empresas da Endeavor, que cita o município de São José dos Campos como case de sucesso.

Pioneira na criação da Sala do Empreendedor, em 1997, São José se destaca pela simplificação e desburocratização de processos, registrando o menor tempo para abertura de empresas do Brasil: menos de 1 dia para empresas de baixo impacto, além de integrar diversos programas de capacitação e apoio ao empreendedorismo.

Neste ano a cidade foi premiada na etapa paulista do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae na categoria “Empreendedorismo nas Escolas” (2º lugar), além de receber o selo Prefeito Empreendedor com o projeto “Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, que favoreceu nos dois últimos anos (2017 e 2018) cerca de 13 mil novos empreendedores.

O município vem exercendo protagonismo e contribuindo com as discussões para aprimoramento do sistema nacional de licenciamento e políticas de desburocratização e apoio aos MEI junto ao Governo Federal, ao lado de representantes de entidades como Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), Sebrae, entre outras.


Enap

Criada em 1986, a Escola Nacional de Administração Pública é uma Escola de Governo vinculada ao Ministério da Economia e tem como objetivo fortalecer a formação e o desenvolvimento de agentes públicos, adequados às necessidades das instituições governamentais, produzir, fomentar e disseminar conhecimentos e pesquisas aplicados à gestão pública, atuar como polo de inovação e experimentação na gestão de políticas públicas bem como espaço de articulação e conexão entre instituições nacionais e internacionais e agentes públicos.

Endeavor

Organização global sem fins lucrativos no Brasil desde 2000. Tem a missão de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores e influenciar o surgimento de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro, tornando as regras mais transparentes e eficientes em três áreas: abertura, regularização e fechamento de empresas; acesso a crédito e simplificação tributária.

Visa promover um ambiente de negócios que estimule o crescimento e o impacto dos empreendedores à frente das scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador.

Idesb

Criado em julho de 1999, ainda sob a denominação Instituto Helio Beltrão, o Instituto Desburocratizar é uma entidade sem vinculação político-partidária, que tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública e propor iniciativas que reduzam a interferência indevida do governo na vida do cidadão e da empresa. Além disso, busca a promoção da ética como instrumento de gestão nos setores público e privado


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade