Prefeitura ampliará consultas com especialistas e ultrassom
Atualizado em 01/08/2019 - 18:20
FACHADA FAMME - 01-08-2019 - LUCAS CABRAL
Prefeitura de São José abriu credenciamento para entidades interessadas em prestar atendimento nas dependências do Famme - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Para ampliar ainda mais a oferta de consultas com especialistas e exames, dentro do programa Resolve Mais Especialidades, a Prefeitura de São José dos Campos abriu credenciamento para entidades interessadas em prestar atendimento nas dependências do Famme, localizado na avenida João Guilhermino, 317, centro.

O valor do credenciamento é de R$ 4.431.768 por 12 meses, e prevê a contratação de 12.600 consultas médicas mensais com angiologista vascular, cardiologista (adulto), dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, otorrinolaringologista, proctologista e urologista.

A contratação prevê ainda a oferta de 4.500 exames mensais de ultrassonografia, com ou sem doppler. Entre os tipos de exames de ultrassonografia estão os da aorta e veias ilíacas, tiroide, cervical, membros inferiores e superiores, artérias renais, abdomem total e superior, obstétrico e transvaginal, mamas, aparelho urinário, de tórax, entre outros.

Também estão inclusos nas consultas os procedimentos de eletrocardiograma e retirada de cerume de conduto auditivo externo unilateral ou bilateral, respectivamente nas especialidades de cardiologia e otorrinolaringologia.  

O atendimento que hoje já ocorre no Famme, com profissionais da Prefeitura, será mantido. O contato com os pacientes para agendamento das consultas, retornos e procedimentos será realizado pela central de agendamento da Secretaria de Saúde. A empresa também seguirá todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, bem como os fluxos e rotinas já existentes.

O edital do credenciamento já está publicado no site da Prefeitura para consulta das empresas interessadas e terá prazo de 90 dias. O requerimento e documentos necessários ao credenciamento deverão ser entregues e protocolados na Divisão de Compras e Licitações da Saúde, localizada na Rua Óbidos, 140 – Parque Industrial.

Ampliação do acesso

Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura para ampliar a oferta de vagas com especialistas na rede pública. Desde janeiro de 2017 houve um aumento médio de 19% na realização de consultas básicas, especializadas e de urgências.

Lançado em novembro do ano passado, o Resolve Mais Especialidades já acabou, por exemplo, com a demanda reprimida para consultas em oftalmologia, depois que a Prefeitura estabeleceu parceria com 5 clínicas com o intuito de ampliar a oferta nesta especialidade.

Outra iniciativa foi a criação, em fevereiro, do ambulatório médico de especialidades nas dependências do Hospital de Clínicas Sul, por meio de uma parceria com a OS Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, que possibilitou ofertar consultas de ortopedia, cardiologia e urologia. Por mês, estão sendo disponibilizadas neste ambulatório 3.648 consultas nas 3 especialidades.

O atendimento com médicos especialistas ocorre na UES (Unidade de Especialidades de Saúde), no Hospital de Clínicas Sul, no Famme, no Hospital Municipal, nos CAPs (Centros de Apoio Psicossociais) e nas entidades privadas parceiras, por meio de contratos de prestação de serviço ou credenciamentos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×