Qualifica abre 400 vagas em cursos de qualificação e palestras
Atualizado em 09/04/2019 - 18:30
Qualifica - curso saladas gourmet
Alunos participam de curso de salada gourmet, um dos vários oferecidos pelo Qualifica na área de gastronomia - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Índices oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, revelam uma melhoria na geração de empregos desde o início do ano, em São José dos Campos. No entanto, muitos candidatos às vagas ainda não conseguem a tão esperada contratação. O motivo é a necessária qualificação profissional exigida pelo mercado e que muitos ainda não possuem.

Por isso, a Prefeitura tem investido em cursos de qualificação e palestras de formação por meio do programa Qualifica São José. Esta semana, já foram abertas 200 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos e mais 200 para palestras sobre empreendedorismo.

No início do ano, foram abertas outras 520 vagas, totalizando 920 até agora. As inscrições estão disponíveis e se encerram conforme o curso escolhido.

Em 2018, foram oferecidas pelo Programa Qualifica São José 12.550 vagas para os 240 cursos realizados. Em 2.017 foram inscritos 10.914 alunos, em 135 cursos. Para este ano, a previsão é que as vagas oferecidas aos cursos do Qualifica cheguem a 13 mil para cerca de 250 cursos.

Parcerias

Todas as aulas dos cursos oferecidos pela Prefeitura por meio do programa Qualifica São José são realizadas em parceria com entidades renomadas como Cephas (Centro de Educação Professor Hélio Augusto de Souza), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

Observatório do Trabalho

Os cursos do Programa Qualifica são voltados para as necessidades atuais do mercado de trabalho. Para definição de novos cursos, são realizadas pesquisas junto às instituições parceiras como a ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos) e o Programa Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional, que é vinculado ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

Oficina Plano de Negócios - Sebrae

Administração Financeira - Cephas