Colégio da zona oeste ganha núcleo de iniciação no vôlei
Atualizado em 09/04/2019 - 16:16
Com a implantação no Colégio Poliedro, na região oeste, o São José Vôlei passa a ter cinco núcleos de iniciação
Com chegada à região oeste, São José Vôlei atinge o número de cinco núcleos de iniciação de meninos e meninas na modalidade - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A porta de entrada para a possibilidade de uma futura carreira no voleibol da cidade e, quem sabe, do mundo, está aberta em São José dos Campos por meio dos núcleos de pré-equipes de meninos e meninas na modalidade.

Na última sexta-feira (5), começou a funcionar o quinto núcleo sob a responsabilidade do São José Vôlei, no Colégio Poliedro, na região oeste da cidade.

A implantação de núcleos do São José Vôlei começou há três anos. Eles já funcionam em quatro escolas municipais e, agora, está aberto o primeiro núcleo em uma instituição privada. O Sistema Poliedro de Ensino é patrocinador máster do voleibol de São José por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) da Prefeitura de São José dos Campos. Na formação do novo núcleo, o colégio entra com o espaço e o São José Vôlei com a equipe e estrutura de treinamento.

O núcleo do Poliedro, assim como os demais, está aberto para meninos e meninas de toda a cidade, desde que se enquadrem na categoria sub-12, ou seja, nascidos nos anos de 2008 e 2009. Todo final de ano são realizadas seletivas nos núcleos para escolher atletas que irão ingressar no programa Atleta Cidadão. Os admitidos passam a receber vale-transporte da Prefeitura e começam a ser preparados para se tornar atletas federados e disputar competições oficiais.

Primeiros passos

Durante a seletiva de sexta-feira, meninos e meninas cheios de expectativa compareceram à quadra do colégio. Algumas famílias fizeram questão de estarem presentes. Foi o caso dos pais de Mateus, aluno do Poliedro, que vai completar 11 anos neste mês.

Clésio Antonio Pontim, morador no Urbanova, na região oeste, apoiou o filho na decisão de treinar vôlei. “O esporte tira a criança da ociosidade e também tira o estresse”, afirmou. “Falta isso na escola atual, o incentivo ao esporte”, completou a esposa Patrícia.

Depois das primeiras atividades comandadas pela treinadora, Mateus chegou até os pais suado e satisfeito. Ele brinca de voleibol há dois anos e garante que suas melhores qualidades são “como líbero e no saque”.

Quem quiser iniciar o aprendizado do voleibol deve comparecer vestido de uniforme, em dia e horário de treinamento, em um dos cinco núcleos do São José Vôlei.

Núcleos de Pré-equipes do São José Vôlei

. Centro Poliesportivo Novo Horizonte – Avenida Vinte e Três de Dezembro, 400 – Jardim das Cerejeiras, região leste. Segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h30.

.  Emef Profª Ilga Pusplatais – Rua Uberlândia, 465 – Jardim Ismênia, região leste. Segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h30.

. Emef Profª Homera da Silva Braga – Rua Joaquim de Paula, 670 – Jardim Morumbi, região sul. Terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.

. Emef Professora Vera Babo de Oliveira – Avenida Alto do Rio Doce, 801 – Jardim Altos de Santana, região norte. Terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.

. Colégio Poliedro – Avenida Dr. Eduardo Cury, 50 – Jardim das Colinas, região oeste. Terças e quintas-feiras, das 18h às 20h.