Arquivo Público recebe a visita de alunos do Colégio Crescer
Atualizado em 09/04/2019 - 14:42
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Alunos do Colégio Crescer durante visita ao Arquivo Público do Município no Parque da Cidade - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Arquivo Público do Município, no Parque da Cidade, em Santana (região norte), recebeu nesta terça-feira (9) a visita de 50 alunos do Colégio Crescer, de São José dos Campos. A iniciativa faz parte de visitas técnicas realizadas pela escola, para que seus alunos conheçam aspectos de diferentes profissões. No caso da visita ao arquivo, o destaque foi para a profissão de historiador.

Os alunos conheceram como é feita a preservação de documentos, patrimônios e a própria história de São José dos Campos e região. “Escolhemos o Arquivo Público, pois é um ótimo exemplo para os alunos conhecerem bem o que um historiador pode fazer em sua área de atuação”, informou a coordenadora da escola, Vânia Aparecida.

“Essas visitas fazem parte do nosso plano didático e são muito importantes para que os alunos conheçam a história da cidade e da região, seja por meio do Arquivo Público, dos patrimônios e museus. Assim eles aprendem a preservar e valorizar a própria história”, explicou a professora de história do colégio, Mariana de Paula.

Aprendizado

Pedro Henrique Perrenshelle, de 13 anos, está no 9º ano e conta que gostou da experiência de conhecer o Arquivo Público. “Achei tudo muito interessante. Aprendi coisas sobre o próprio local e o que eles fazem aqui. Também aprendi que o Banhado é uma forma geográfica natural, que eu não sabia, e mais sobre a própria cidade, várias coisas que eu não sabia e nem imaginava”, relatou o aluno.

O Arquivo Público do Município é vinculado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e foi criado em outubro de 1993. Seu acervo possui cerca de 800 conjuntos de documentos datados do século 18, em diferentes suportes (papel, filme, contatos e negativos fotográficos), além de livros. Todo material está à disposição para consulta da população. Mais informações no site da Fundação Cultural.

As visitas escolares ao arquivo devem ser agendadas previamente pelo telefone 3924-7411.

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924 7300 / 7411


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo