Atleta paralímpico de S. José alcança melhor tempo do mundo
Atualizado em 08/04/2019 - 15:42
Edson, que integra a equipe paralímpica de São José, é o atual detentor do melhor tempo do mundo nos 100 metros rasos em sua categoria - Foto: Divulgação

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O atleta paralímpico Edson Cavalcante Pinheiro, que integra a equipe de esportes de alto rendimento da Prefeitura de São José dos Campos, conseguiu no sábado (6) estabelecer a melhor marca mundial da sua categoria no ano. Ele correu os 100 metros rasos em 11seg31, baixando o melhor tempo anterior, de 11seg56, estabelecido por um atleta dos Emirados Árabes.

Edson tem 39 anos e disputa provas na classe T38, destinada a pessoas com paralisia cerebral. Ele corre pela equipe do Instituto Athlon com incentivo da Prefeitura por meio da LIF (Lei de Incentivo Fiscal).

Segundo o regulamento do atletismo paralímpico, existe um ranking formado pelos melhores tempos do ano. A cada final de ano um ranking é zerado e outro tem início. O tempo de Edson foi obtido durante o Desafio CPB X CBAT, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Nesse tipo de competição participam atletas ligados ao Comitê Paralímpico Brasileiro e à Confederação Brasileira de Atletismo, com e sem deficiência.

Edson integra a seleção brasileira e por isso treina em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico e no Núcleo de Alto Rendimento do CPB. O atleta foi medalhista de bronze no Mundial de 2017, realizado em Londres, e das Paralimpíadas do Rio, em 2016.

Neste sábado (13), Edson volta à pista pelo Campeonato Paulista. No dia 31 deste mês, disputa, como convidado, o Grande Prêmio Brasil de Atletismo Olímpico para pessoas sem deficiência.

A equipe de atletismo paralímpico de São José dos Campos tem obtido sucesso. Treze atletas integram a seleção brasileira e, destes, oito possuem medalhas conquistadas nas Paralimpíadas do Rio.