Saúde, esporte e diversão agitam São José neste domingo
Atualizado em 07/04/2019 - 15:33
Caminhada Agita São José  07 04 2019
Agita São José 2019 teve ponto de saída na Casa do Médico e terminou no Parque Vicentina Aranha - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A 14ª Caminhada Agita São José, realizada na manhã deste domingo (7) nas ruas centrais da cidade, começou com pessoas de todas as idades chegando em silêncio, algumas ainda um pouco sonolentas. Mas, a partir das 8h30, a empolgação foi tomando conta e,depois disso, ninguém mais “dormiu” no trajeto de dois quilômetros entre a Casa do Médico e o Parque Vicentina Aranha.

A Agita São José é uma realização da regional da APM (Associação Paulista de Medicina) com apoio da Prefeitura de São José dos Campos. Um grande número de empresas e instituições apoiou o evento, contribuindo com várias atividades para enriquecer a programação, como a distribuição de iogurte e banana e “quick massage” relaxante.

Todos que chegavam tomavam um café da manhã oferecido pela APM, com bolacha, suco, maçã e água. A maioria trouxe 1 quilo de alimento não perecível e trocou a doação por uma camiseta do evento.

Apoio

A Prefeitura de São José dos Campos apoiou a Agita São José e, mais do que isso, envolveu várias secretarias na atividade. Ainda na concentração, um carro de som da Prefeitura reproduzia o jingle da campanha “Dê Preferência ao Pedestre”, que tem o objetivo de levar educação de trânsito para motoristas e pedestres nas ruas da cidade. Foi distribuído material promocional da campanha.

Professores de educação física da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida acompanharam o evento, levando frequentadores das academias ao ar livre de toda a cidade.

Outra ação importante da Prefeitura ocorreu no aquecimento, quando quatro agentes comunitários de saúde que tocam o projeto Dança Terapia na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Putim, na região sudeste, comandaram o aquecimento com muita música e exercícios coreografados.

Segundo o agente Rafael Fernandes Costa, a atividade na UBS é aberta para os munícipes inscritos. As atividades acontecem às quartas e quintas-feiras, das 9h às 9h30. O projeto tem acompanhamento médico.

Alegria

Eram 9h20 quando as cerca de 400 pessoas presentes iniciaram a caminhada. À frente, seguia o carro de som da Prefeitura, tendo ao lado o agente de saúde Rafael agitando os participantes e despertando a atenção dos moradores de casas e edifícios em todo o percurso. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana garantiam a segurança dos participantes e a ordem no trânsito.

O roteiro da caminhada começou pela avenida Madre Tereza e incluiu rua Luiz Jacinto, avenida São João, ruas Leonardo Pinto da Cunha e Professor Alfredo Vieira de Moura e, finalmente, a rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, em frente ao Parque Vicentina Aranha.

A festa estava apenas começando. Já à entrada do parque, a fanfarra da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) aguardava os participantes e os conduziu pela pista interna com muita música e alegria. Era o início da programação da Agita São José dentro do parque, aberta a todo o público presente.

Quiosques

Três quiosques ofereceram serviços valiosos para pessoas de todas as idades. O mais frequentado foi o da Saúde, onde eram feitas medições de pressão arterial e de nível glicêmico. O serviço foi prestado por uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura, alunos de medicina das faculdades Humanitas e Anhembi-Morumbi e alunos de enfermagem da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Em outro quiosque estava a equipe do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física), da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura. No local, foram feitas avaliações de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade, com fornecimento do IMC (Índice de Massa Corporal) e risco cardíaco.

Depois disso, todas as pessoas atendidas eram convidadas a procurar o Cmaf para um atendimento completo, envolvendo as avaliações cardiorrespiratória, neuromuscular e de percentual de gordura.

O terceiro quiosque do parque foi dividido por uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, e alunos de odontologia da Univap, que aconselharam as pessoas sobre os cuidados com a cárie dentária e o câncer bucal.

O pessoal do CCZ levou informações sobre a dengue, a febre amarela e outras arboviroses, como a zika e a chikungunya. Em vidros, mosquitos Aedes aegypti em várias fases de evolução.

As atividades da Agita São José no Parque Vicentina Aranha avançaram domingo adentro. O evento da APM e das instituições participantes foi uma ótima oportunidade para a Prefeitura de São José dos Campos levar alguns dos muitos serviços que presta à população com foco na saúde e na atividade física.

Vida nova

Pessoas de todas as idades presentes à Agita São José 2019 fizeram questão de ressaltar os benefícios da atividade física em suas vidas. Um dos exemplos mais interessantes foi o de Clarice da Boa Morte, 72 anos, moradora no bairro do Serrote, na região leste.

Depois de praticar ginástica durante mais de 10 anos no Centro Poliesportivo do Vale do Sol, região sul, onde morava, ela conseguiu “renascer”. Perdeu mais de 40 quilos, venceu a obesidade e hoje tem uma ótima qualidade de vida.

“Hoje eu faço ginástica e hidroginástica, não paro. E não perco eventos como a Agita São José, a caminhada no aniversário da cidade e a da campanha Pense Rosa. Vivo muito bem”, garantiu Clarice, que ainda tem disposição para ser empreendedora no ramo de camisetas escolares.

Marília Barbosa Guimarães, 48 anos, moradora no Jardim São José 1, na região leste, também tem bons resultados para mostrar. Ela diz que saiu do sedentarismo há cerca de um ano e passou a fazer corrida de rua.

“Mudou completamente a minha vida, tinha muitas dores no joelho e hoje não sinto mais nada”, garantiu Marília, que participou da Agita São José com mais quatro amigas. “Eventos como este são fundamentais para ajudar as pessoas a sair do sedentarismo”, elogiou.

Casal unido

O casal Aparecido Rodrigues, 65 anos, e Romana, 63, morador no Parque Petrópolis, na região sul, não é unido apenas no matrimônio, mas também no hábito de fazer ginástica.

Há cerca de quatro anos eles frequentam a academia ao ar livre da Praça Natal, no Parque Industrial, região sul. Lá, participam do Projeto Caminhar, lançado pela UBS local.

“Além dos exercícios na academia ao ar livre nós também caminhamos todos os dias, é muito importante para a nossa saúde”, disse Aparecido. “Eu até consegui emagrecer alguns quilos, está sendo muito bom”, emendou Romana.

Cada participante da Agita São José 2019 tem a sua própria história para contar. Em comum, com certeza, está a disposição de ganhar mais qualidade de vida praticando atividades físicas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×