São José zera demanda reprimida de consultas oftalmológicas
Atualizado em 06/04/2019 - 19:26
Programa Resolve Mais já realizou mais de 1.100 consultas e exames. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 24-11-2018
Com o aumento da oferta de consultas oftalmológicas, a demanda reprimida foi equacionada na rede pública - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A demanda reprimida de consultas oftalmológicas dos pacientes da rede pública de saúde foi equacionada pela Prefeitura de São José dos Campos. Hoje, um paciente que busca por este especialista é atendido em menos de 30 dias, pois são ofertadas em média cerca de 7.000 consultas por mês.

A demanda reprimida em primeira consulta chegou a quase 20 mil pacientes em 30 de junho do ano passado. Na época, a Prefeitura contava com apenas um prestador, o Próvisão, que vinha enfrentando uma grave crise financeira e administrativa.

Com a implantação do programa Resolve Mais, em novembro do ano passado, a Prefeitura estabeleceu parcerias com outras quatro clínicas com o intuito de ampliar a oferta de consultas nesta especialidade.

Atualmente, prestam serviço para a Prefeitura, além do Hospital Próvisão, as clínicas Oftalmovale, Oftcor, Interclínicas e Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), que atende em uma unidade móvel no Cefe, em Santana.

Para zerar a demanda reprimida, a Prefeitura fez uma força-tarefa junto aos prestadores habilitados, sobretudo nos primeiros dois meses deste ano. Em janeiro, foram agendadas 7.598 consultas e em fevereiro 8.993. A marcação das consultas é realizada nas unidades básicas, mas a convocação se dá pela central de agendamento do Ipplan.

Conceito

O programa Resolve Mais foi lançado com o objetivo de agilizar as consultas com especialistas e exames na rede municipal de saúde, reduzindo as filas e garantindo mais eficiência, resolutividade e qualidade aos serviços prestados à população.

A primeira ação do programa foi a assinatura de contrato de credenciamento com a Cies, que passou a ofertar consultas de oftalmologia e exames de ultrassom. Entre novembro e dezembro, somente na área oftalmológica, mais parceiros se juntaram ao programa, como a Clínica Oftcor, Interclínicas e Oftalmovale.

Além das 7.000 consultas oftalmológicas, no Hospital Municipal são ofertadas mais 2.200 consultas para pacientes atendidos exclusivamente no programa de glaucoma.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×