Prefeitura amplia postos de recarga para carros elétricos da GCM
Atualizado em 05/04/2019 - 15:55
Novo Ponto de Abastecimento de carros Elétricos da Guarda Municipal na Escola Norma Conti Simão 04 04 2019
Guarda civil municipal abastece carro elétrico na Escola Norma de Conti, na zona sul; já são quatro estações de recarga na cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos instalou duas novas estações de abastecimento para os carros elétricos da Guarda Civil Municipal, ampliando para quatro os locais de recarga.

As novas estações já estão funcionando nas escolas municipais Professora Norma de Conti Simão (Residencial Bosque dos Ipês, na zona sul) e Professora Eliana de Oliveira Santos Cruz (Residencial Righi, na zona leste).

Elas se somam aos eletropostos do Paço Municipal e do Cefe (Centro de Formação do Educador), junto ao Parque da Cidade, na zona norte.

As estações vão contribuir para ampliar a segurança no entorno das escolas e garantirão mais agilidade ao trabalho operacional.

Pioneirismo

A frota da Guarda Municipal é a primeira do Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China.

Os 30 carros disponibilizados para a Secretaria de Proteção ao Cidadão são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. A Prefeitura está inovando com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O carro elétrico da GCM é usado no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, nos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

A viatura é um modelo chinês e tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia.

Pontos positivos

A potência no modo “Sport” ajuda para o atendimento rápido durante as ocorrências. O modelo é confortável, possui um porta-malas amplo e rodas largas, que garante maior estabilidade do automóvel.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.

O veículo também possui freios ABS para uma frenagem com mais segurança. Em seu modo “ECO”, ou seja, econômico, contribui para a economia de bateria para o patrulhamento preventivo, sem gerar agentes poluentes ao meio ambiente.

Modernização

A modernização da frota da Secretaria de Proteção ao Cidadão e da GCM reforça  as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade.

Desde o início da atual Administração, em janeiro de 2017, a GCM passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura. Foram adquiridos novos fardamentos, armas e veículos.