Campanhas de segurança no trânsito ganham novos aliados
Atualizado em 05/04/2019 - 15:49
APRESENTAÇÃO SINAL DE GENTILEZA
Objetivo da campanha é tornar a relação entre motorista e pedestre mais harmoniosa - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reuniu nesta sexta-feira (5) as principais forças de segurança, diretores de escolas particulares e representantes da sociedade civil organizada, para apresentar a Campanha Sinal de Gentileza e outras ações ligadas à segurança no trânsito. Já houve, nesta semana, um encontro com diretores das escolas municipais com o mesmo intuito.

Iniciada no último dia 28, a campanha Sinal de Gentileza tem o objetivo de conscientizar a população para uma relação mais harmoniosa entre o motorista e o pedestre. Para isso, diversas ações têm sido feitas nas principais ruas e avenidas da cidade, onde agentes de trânsito distribuem material de divulgação e orientam pedestres e motoristas a respeitarem, principalmente, a faixa de pedestre não semaforizada.

A cabo PM Luciana, que atua no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) aprovou a campanha. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura pela iniciativa e, no que depender de nós, iremos ajudar, reforçando nas escolas para alcançar o resultado esperado da campanha”, afirma.

Para Terezinha de Barros Leite, diretora da escola Walter Fortunato, do bairro Vista Verde, região leste da cidade, o trabalho com as crianças é importante. “A campanha é excelente. Com o apoio dos professores, que “vestem a camisa”, irei trabalhar com as crianças e elas certamente levarão aos pais”, comenta.

O policial rodoviário federal Samuel Freire lembra que mesmo não havendo faixa de pedestre da Dutra, a rodovia receberá um reflexo da campanha. “É uma tendência mundial (dar preferência ao pedestre) e vai contribuir para a segurança, porque se trata de uma questão de educação no trânsito, de uma forma geral”, diz.

Mais ações
Os representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana também conversaram sobre a campanha do Maio Amarelo – quando acontece a principal ação a nível nacional relacionada ao trânsito. Um dos objetivos é realizar gincanas nas escolas da cidade, além de cursos para educadores ou qualquer pessoa interessada.

Para isso, o Educamob, setor responsável pelas ações de educação no trânsito da secretaria, realizará os cursos de Mobilidade Segura na Escola e de Mobilizadores. Os interessados devem enviar um e-mail para educamob@sjc.sp.gov.br até 24 de abril.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana