Agricultores esclarecem dúvidas sobre produtos para merenda
Atualizado em 05/04/2019 - 23:36
Neste ano letivo, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania vai adquirir mais de 117 mil quilos de alimentos produzidos por agricultores familiares e empreendedores rurais locais.
Prefeitura vai adquirir mais de 117 mil quilos de alimentos produzidos por agricultores familiares e empreendedores rurais locais - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo de 14 agricultores rurais se reuniam, nesta sexta-feira (5), com técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania para conhecer o cronograma de entrega das frutas, legumes e verduras que serão fornecidos na merenda das escolas municipais neste ano. O encontro serviu ainda para assinatura de contratos e esclarecimento de dúvidas.

Neste ano letivo, a Prefeitura de São José vai adquirir mais de 117 mil quilos de alimentos produzidos por agricultores familiares e empreendedores rurais locais.

O agricultor Júlio César dos Santos, que irá fornecer cheiro verde e alface crespa, citou uma parceria com uma cooperativa como grande aliado.

“A reunião foi muito boa. Fico mais tranquilo em saber que a distribuição será feita por meio de uma cooperativa. Assim, não precisarei demandar veículo próprio nem parar um dia de trabalho para fazer as entregas”, disse.

O processo de entrega compartilhada foi citado também por Sergio Domingues de Ramos, um dos responsáveis pela Cooper Central Vale do Ribeira.

“São José dos Campos será pioneira no Estado de São Paulo na logística compartilhada com os Agricultores Familiares. O intuito é fomentar e profissionalizar a logística para estes produtores. Esse compartilhamento na distribuição proporciona aos agricultores uma redução entre 15 e 20% nos custos de transporte”, explicou.

Responsável pela distribuição de chicória, alface crespa, alface lisa e couve manteiga, Valdir Martins acredita que encontros como esse devem contribuir com a economia do homem do campo.

“Reunião bem produtiva. Esse encontro aumentou minha expectativa. Acredito que a próxima chamada vai contar com a inclusão de mais produtos e mais agricultores ”, concluiu.

Segundo a equipe técnica da Secretaria da Educação e Cidadania, o programa contribui para o crescimento e desenvolvimento dos produtores rurais da região, garantindo a segurança alimentar dos alunos e respeitando as necessidades nutricionais por faixa etária durante todo o período letivo.

Merenda escolar de qualidade

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionistas e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo às exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos.

Essas visitas têm o objetivo de checar a qualidade das merendas, além de dar orientação e auxiliar na formação da equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.

Pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao quarto trimestre de 2018, apontou que São José dos Campos manteve o “Alto Grau de Satisfação” em merenda escolar, ao alcançar 708 pontos.

No ranking estabelecido nesta edição, São José foi a única cidade a alcançar este patamar.