São José sedia treinamento para formulação de Planos de Contingência
Atualizado em 04/04/2019 - 15:22
Fogo na Mata  Defesa Civil  02 04 2018
Agentes da Defesa Civil durante simulação de combate a incêndio em mata - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

São José dos Campos vai sediar nesta sexta-feira (5), das 9h às 12h, o primeiro treinamento do interior de São Paulo para formulação dos Planos Municipais de Contingência.
O evento, que reunirá representantes de prefeituras de todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), na zona norte.
Será apresentado aos municípios da região a ferramenta digital desenvolvida pela Defesa Civil do Estado para elaboração do Plano de Contingência no Sistema Integrado de Defesa Civil.
Também haverá treinamento sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens e a integração do Plano de Ação de Emergência com o Plano de Contingência Municipal.
A capacitação faz parte das ações do Grupo de Trabalho Barragens, instituído para atualizar o diagnóstico das barragens no Estado de São Paulo e tecer recomendações para aumento da segurança.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior, participará do evento.

Plano de Contingência
Com o treinamento, a Prefeitura de São José irá elaborar e implantar neste ano o Plano Municipal de Contingência, que terá diversas vertentes, como atuação em rodovias, aeroportos, barragens, enchentes e escorregamentos de terra, entre outras.
O Plano de Contingência já é adotado em situações de emergência, em um trabalho intersecretarias, mas precisa ser formalizado com base na Lei Federal 12.608, de 2012. Ele se somará ao Plano Municipal de Redução de Riscos, que atua na prevenção de riscos.
A elaboração dos planos municipais propiciará, no futuro, trabalhos de integração regional.

Primeiro treinamento do interior de Planos de Contingência
Data: Sexta-feira (5 de abril)
Local: Cefe (avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na zona norte)