Professores poderão fazer curso de mobilidade segura nas escolas
Atualizado em 04/04/2019 - 11:34
Campanha sinal de gentileza com os diretores municipais de ensino no CEFE  03 04 2019
Durante o encontro com os educadores, nesta quarta-feira (3), foi apresentada a campanha Sinal de Gentileza - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, irá realizar um curso de mobilidade segura nas escolas. Todos os professores da cidade poderão participar, seja da rede municipal, estadual ou privada.

A novidade foi apresentada nesta quarta-feira (3), em uma palestra de profissionais da secretaria para 47 diretores de escolas municipais de ensino fundamental da cidade. O curso terá carga horária de 20 horas e será realizado sempre às sextas-feiras.

O início está previsto para 3 de maio e os interessados deverão enviar um e-mail para educamob@sjc.sp.gov.br até 24 de abril. As turmas poderão ser divididas, dependendo da adesão.

Campanhas

Além do curso, durante o encontro com os educadores, também foi apresentada a campanha Sinal de Gentileza, iniciada em 28 de março, com o intuito de conscientizar a população para uma relação mais harmoniosa entre o motorista e pedestre.

Desde o início da campanha, diversas ações têm sido feitas nas primeiras ruas e avenidas da cidade, onde agentes de trânsito distribuem material de divulgação e orientam pedestres e motoristas a respeitarem, principalmente, a faixa de pedestre não semaforizada.

A diretora Angélica Pinheiro da Silva, responsável pela Emef Silvana Maria Ribeiro de Almeida, do Jardim Cerejeiras, região leste da cidade, aprovou a discussão. “Já vi uma propaganda na TV (do Sinal de Gentileza). É importante porque se você ensina o aluno hoje, quando ainda é pequeno, ele será um bom e educado motorista amanhã”, comenta.

Também foi apresentado aos educadores o tema da próxima campanha do Maio Amarelo – quando acontece a principal ação a nível nacional relacionada ao trânsito. Um dos objetivos é realizar gincanas nas escolas da cidade.