Plantio de mudas no Pinheirinho encerra Semana da Água
Atualizado em 04/04/2019 - 18:11
PLATIO PINHEIRINHO - 04-04-2019 - DIVULGACAO
Plantio no Pinheiro dos Palmares marca o encerramento da Semana da Água de São José dos Campos - Foto: Divulgação

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Semana da Água de São José dos Campos terminou nesta quinta-feira (4) com o plantio de 40 árvores frutíferas no bairro Pinheirinho dos Palmares, região Sudeste da cidade. A iniciativa contou com a participação da comunidade.

Foram plantadas mudas de árvore frutíferas tais como Araçá, pitanga, cereja do Rio Grande, Cabeludinha, Uvaia, Juçara, Araticum, Jaracatiá, Abiu, Grumixama, Gabiroba, como parte do Projeto Pomares Nativos Educativos.

Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o programa promove a formação de bosques com o plantio de mudas frutíferas da Mata Atlântica e Cerrado. O intuito é resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da nossa região e educar as crianças sobre a importância dessas espécies.

A Semana da Água, que celebrou o Dia Mundial da Água (22 de março), reuniu durante cerca de 15 dias uma série de atividades com o objetivo de informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água, bem como em políticas públicas municipais dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

As atividades atingiram diversas regiões e envolveram o plantio de aproximadamente 300 árvores frutíferas nos bairros Interlagos, Campos de São José, Galo Branco, Jardim Nova Detroit, Dom Pedro, Pinheirinho dos Palmares e Jardim das Colinas e Centro.

O Programa Revitalização de Nascentes, iniciativa pioneira que está recuperando 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, também foi lembrado durante às comemorações com a participação de alunos em plantios simbólicos nas matas ciliares das nascentes.

Além disso a região de São Francisco Xavier, estratégica para a proteção de mananciais de abastecimento hídrico e berço de biodiversidade, foi foco de ações importantes como a realização da Operação Integrada de fiscalização do Projeto Observa, que visa coibir a degradação ambiental, e recebeu a entrega do 1º Eco-PEV do Distrito para destinação correta de resíduos da construção civil e outros materiais volumosos.