Pesquisa aponta alto grau de satisfação da merenda escolar em São José
Atualizado em 04/04/2019 - 16:39
Início das aulas no Centro de Educação Infantil (Cedin) Profª Maria Aparecida Segolin Rezende, no Residencial Pinheirinho dos Palmares (região sudeste). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-04-2018.
Pesquisa Indsat classifica São José dos Campos com 'Alto Grau de Satisfação' em Merenda Escolar - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Pesquisa realizada pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), referente ao quarto trimestre de 2018, apontou que São José dos Campos manteve o “Alto Grau de Satisfação” em merenda escolar, ao alcançar 708 pontos.

No ranking estabelecido nesta edição, São José foi a única cidade a alcançar este patamar. Na sequência aparecem Sorocaba (637 pontos), Santo André (609 pontos), Ribeirão Preto (581 pontos), São Bernardo do Campo (574 pontos), Osasco (571 pontos), Guarulhos (545 pontos), Mauá (540 pontos) e São Paulo (512 pontos), todos classificados com “Grau Médio de Satisfação” (confira o ranking completo abaixo).

A merenda escolar fornecida aos alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos é supervisionada por um setor específico, com nutricionistas e profissionais que elaboram o cardápio de acordo com as necessidades de cada faixa etária, atendendo às exigências nutricionais de cada fase da infância e da adolescência.

Além disso, as nutricionistas visitam as unidades escolares regulamente, no horário das refeições, para conversar com equipe técnica das escolas e com os alunos.

Essas visitas têm o objetivo de checar a qualidade das merendas, além de dar orientação e auxiliar na formação da equipe responsável pelo alimento servido aos alunos.

Indsat

As pesquisas da Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios munícipes. O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final. O “Alto Grau de Satisfação” é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania