Grupo faz visita técnica a São José para o Mundial de Rugby
Atualizado em 04/04/2019 - 18:26
Visita técnica da Confederação de Rúgbi para Jogos Mundiais da modalidade em São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-04-2019
Membros da organização do campeonato visitaram o Estádio Martins Pereira nesta quinta-feira (4) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Entre os dias 4 e 21 de julho, São José dos Campos vai sediar o Junior Trophy, o campeonato mundial de rugby sub-20 da Série B. Nesta quinta-feira (4), um grupo de organizadores realizou visita técnica em hotéis, campos de treinamento e no Estádio Martins Pereira, na região central, que receberá todos os jogos.

A Prefeitura de São José dos Campos vai apoiar o evento, além de receber a competição no estádio municipal. Também servirá como interlocutora entre a World Rubgy e instituições que participarão da logística da competição.

Segundo o gerente regional da World Rugby – equivalente à Fifa da modalidade – para a América do Sul, Santiago Ramallo, oito seleções disputarão a competição.

“Além do Brasil, já asseguraram vaga Uruguai, Japão e Hong Kong, enquanto Canadá e Estados Unidos disputam uma vaga. Outras seleções virão da Europa e da África”, explicou.

Para Ramallo, além de oferecer à população uma atração esportiva de alto nível, a cidade ganha com o legado que o mundial vai deixar. “Esse tipo de competição serve para inspirar a juventude na busca por opções saudáveis de vida. O rugby desenvolve valores importantes entre seus praticantes e apreciadores.”

Para a Diretoria de Esportes de Alto Rendimento da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura, o mundial de rugby dá visibilidade internacional à cidade pelo esporte, o que é muito positivo, além de trazer receitas para a economia do município pela utilização de hotéis e pelo consumo na cidade.

Facilidades

O chefe da comitiva da World Rugby destacou que São José dos Campos demonstrou ser uma ótima opção para a realização do campeonato mundial sub 20. “Existem facilidades para os deslocamentos entre os locais de hospedagem, de treinamento e o estádio que vai sediar os jogos, o que não é tão fácil, por exemplo, em uma cidade como São Paulo.”

Outro fator positivo que pesou para a escolha de São José foi o fato de a cidade já ter sediado jogos importantes do Americas Rugby Championship. Recentemente, Brasil e Canadá se enfrentaram no Martins Pereira e o estádio foi aprovado.

Polo

Já faz tempo que São José dos Campos vem se firmando como um dos principais polos do rugby no Brasil. O São José Rugby, equipe que representa a cidade, já conquistou nove títulos brasileiros e onze paulistas.

Onze atletas da cidade foram convocados para compor a seleção que irá representar o Brasil no mundial de julho. Depois de um deles ser cortado, os demais continuam disputando lugar no time.

Segundo Maurício Coelho, coordenador técnico do São José Rugby, é importante São José dos Campos receber uma competição desse nível. “É importante porque a cidade já está inserida na história do rugby no Brasil e também porque estimula ainda mais o crescimento da modalidade por aqui, criando novos simpatizantes e futuros praticantes”, disse.

Com duas equipes, o São José Rubgy e o Iguanas, estima-se que existam cerca de 400 praticantes do esporte na cidade, na faixa dos 9 a 14 anos em escolinhas e, dos 14 anos até a idade adulta, disputando campeonatos oficiais.