Bailarina realiza workshops após viabilizar residência artística pelo FMC
Atualizado em 04/04/2019 - 15:03
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Josiane Reis durante sua residência artística realizada durante dois meses na Alemanha - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizará nos dias 8, 9, 15 e 22 de abril quatro workshops de dança, com a bailarina Josiane Reis, de Jacareí. Os encontros acontecerão em quatro casas de cultura da instituição e são resultado de uma Bolsa de Aprimoramento Técnico – Residência Artística, obtida pela profissional por meio do Fundo Municipal de Cultura, gerido pela Fundação Cultural.

Batizado de Entre Passos, os workshops são gratuitos e visam trabalhar o diálogo entre forma/movimento e significado/interpretação, fornecendo ferramentas de criação, na procura da originalidade expressiva e consciência corporal. Serão abordadas diversas modalidades da área, como balé clássico, jazz, modern dance, dentre outras; além de diversos exercícios, como alongamento.

Para participar da atividade não é preciso se inscrever. Basta comparecer a um dos locais e horários onde os workshops serão realizados.

Residência na Alemanha

Josiane Reis aprimorou seus conhecimentos em residência técnica na Alemanha, em janeiro e fevereiro deste ano, onde estudou diferentes linhas e técnicas de dança. “Minha viagem permitiu conhecer novas culturas relacionadas à minha área e ampliou meus conhecimentos profissionais. Voltei com uma vontade gigantesca de compartilha-los”, destaca a bailarina.

Sobre os workshops, Josiane Reis destaca que eles são excelentes oportunidades para o público aprender novas culturas e novos olhares sobre o assunto. “Afinal, sempre há o que aprender. Quanto mais a gente dança, mais enriquecidos, culturalmente, ficamos”, completa a bailarina.

Josiane Reis é bailarina desde os cinco anos de idade. Tem formação na área de dança e também é orientadora de oficinas culturais, nesta área, pela Fundação Cultural, além de professora e coreógrafa em outras cidades da região.

Programação

Dia 8 (segunda), 18h30: Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro)

Dia 9 (terça), 9h: Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos)

Dia 15 (segunda), 14h: Casa de Cultura Julio Neme (Praça Cônego Antônio Manzi, s/nº, Distrito de São Francisco Xavier)

Dia 22 (segunda), 9h e 18h30: Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300/7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo