Teatrinho sobre alimentação saudável mobiliza alunos da rede
Atualizado em 30/04/2019 - 16:49
PROMOÇAO DA ALIMENTAÇAO SAUDAVEL NAS ESCOLAS - 30-04-2019 - LUCAS CABRAL
Atores Eva Sielawa e João Fernandes desenvolvem este trabalho há 9 anos - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Cerca de 60 crianças do primeiro ano do ensino fundamental da Emef Maria de Melo, no Parque Industrial, viveram uma experiência diferente na tarde desta terça-feira (30).

Elas assistiram à apresentação de um teatro musical ofertado nas escolas municipais durante a Semana Municipal de Promoção à Alimentação Saudável, organizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio das secretarias de Saúde e Educação.

A apresentação, com duração de 15 minutos, é baseada no livro infantil “No Tempo em que a Televisão Mandava no Carlinhos”, de autoria da escritora Ruth Rocha.

“A música ajuda a criança a assimilar o conteúdo que é passado, de forma lúdica. Ela fixa a mensagem, interage durante a apresentação e depois transmite a mensagem, à sua forma, para as pessoas que convivem com ela”, disse a coordenadora do programa de nutrição da Secretaria de Saúde, Elisabeth Bismarck.

Os atores Eva Sielawa e João Fernandes desenvolvem este trabalho há 9 anos. Eles pertencem à Companhia do Farol, de São José dos Campos, e destacam a boa receptividade das crianças. “O teatro e a música são muito próximos da educação. A mensagem chega mais rápido para as crianças, que têm a mente aberta a receber coisas novas e aprender”, disse Fernandes.

O aluno Guilherme Henrique, de 6 anos, demonstrou ter assimilado bem a mensagem do teatro. “Vou falar pra minha mãe que não pode comer coisa que não deve, como refrigerante”, afirmou após a apresentação.

A ação prossegue até o final de maio e vai envolver 100% dos alunos do primeiro ano matriculados nas 47 Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Segundo Elisabeth Bismarck, este trabalho é realizado com os alunos de 6 e 7 anos porque é durante a infância que os hábitos alimentares são formados. “Iniciativas como esta contribuem para conscientizar sobre as escolhas alimentares que auxiliam na prevenção da obesidade infantil”, completou.

Nesta terça, além da escola Maria de Melo, foram visitadas mais quatro escolas: Marta Abib Castanho, Mercedes Maria Perotti, Maria Ofélia V. Pedrosa e Ildete Mendonça Barbosa.

Na quinta-feira (02), estão programadas apresentações nas escolas Maria Amélia Wakamatsu (13h), Elizabeth de Paula Honorato (14h40) e Geraldo de Almeida (15h20).