São José debate políticas públicas sobre drogas
Atualizado em 30/04/2019 - 12:33
Reunião ampliada Comitê de politica sobre Drogas 26 04 2019
Reunião ampliada sobre políticas públicas sobre drogas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, na última sexta-feira (26), a Reunião Ampliada do Comitê Local de Políticas sobre Drogas, com o objetivo de ouvir as lideranças envolvidas com a temática para composição de Políticas Sobre Drogas no município.

Participaram do evento a médica psiquiatra Alessandra Diehl, mestre e doutora com experiência em Dependência Química, e o presidente do Coned (Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas), Marcelo Ribeiro.

“São José tem desenvolvido um trabalho muito relevante nessa temática nos três eixos: prevenção, tratamento e políticas públicas. Por isso, a importância de encontros como o de hoje, para fortalecer essas redes, gerando multiplicadores para tornar as ações ainda mais efetivas. É um trabalho de formiguinha, árduo e com muitas barreiras, mas com reais possibilidades de alcançar o sucesso”, afirmou Alessandra.

“Estamos em um momento de disseminar a prevenção com foco no álcool e São José dos Campos, por ser o principal polo da região do Vale do Paraíba, é fundamental para debater sobre essas ações. E ainda, quando envolvemos a comunidade nessas atividades, o resultado é bem mais efetivo”, concluiu Marcelo.

O evento foi direcionado às pessoas que já trabalham com a dependência química e estudantes interessados na temática.

Comitê

O comitê foi criado visando o benefício da população em relação à prevenção e tratamento do uso indevido de álcool e outras drogas, propondo soluções que estejam ao alcance e sobre a guarda de cada um dos munícipes.

Programa de Políticas sobre Drogas

É articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos Estadual e Federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, tendo como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.