Parceria da FCCR abre 69 vagas para aulas de música para crianças e adolescentes
Atualizado em 30/04/2019 - 11:22
Natal Iluminado - Apresentação do Luzes da Ribalta In Concert - Vídeo Mapping. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-12-2018
Parceria com a ONG Instituto Cultural Luzes da Ribalta vai proporcionar o acesso à música para maior número de crianças - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sessenta e nove crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, terão a oportunidade de participar do projeto da ONG Instituto Cultural Luzes da Ribalta, onde terão curso de formação musical em instrumentos de cordas e prática de orquestra gratuitamente. A novidade se deve à parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), da Prefeitura de São José dos Campos.

Atualmente, o Instituto atende 55 crianças no bairro Interlagos, na região sul da cidade. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Fundação e Prefeitura porque vamos ampliar o número de professores e alunos, com a estrutura da Fundação Cultural”, disse o músico Deusdete Antônio Guimarães, idealizador do Luzes da Ribalta.

As inscrições serão abertas no próximo dia 2 de maio, pelo aplicativo São José Viva, para o preenchimento de 40 vagas para violino, 16 para violoncelo, 9 para viola erudita e 4 para contrabaixo.

As aulas terão início no dia 20 de maio e acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas às 9h e às 14h, no Cine Santana (avenida Rui Barbosa, 2005 – Santana). Dois sábados por mês, alunos do Cine Santana e do Interlagos (região sul) se encontrarão para os ensaios.

Cidade de oportunidades

A ONG Instituto Cultural Luzes da Ribalta é a realização de um sonho de seu Deusdete Antônio Guimarães, que veio com a família de Caculé (BA) para São José dos Campos, há anos atrás, em busca de maiores oportunidades.

Aqui, em São José, Deusdete, que trabalha como segurança à noite, teve a chance, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de iniciar seu aprendizado e de seus três filhos no violino viola e violoncelo. Deusdete também aprendeu a arte da Luthieria (profissão artística que engloba a produção artesanal de instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância).

A partir dos estudos na FCCR e incentivados pelos professores, os filhos se tornaram tão habilidosos que continuaram seus estudos em São Paulo. Desde muito jovens, ingressaram em orquestras da capital, além de criarem na própria família o “Quarteto de Cordas Luzes da Ribalta”.

A música realmente mudou a vida dessa família. Transformou a realidade e deu um caminho seguro, e de ascensão constante, a todos eles. Há três anos, Deusdete, por gratidão, decidiu dar oportunidade a outras crianças e jovens de aprender a tocar um instrumento e abriu as portas de sua casa para crianças e jovens.