Novos guardas municipais reforçam atendimento à população
Atualizado em 13/05/2019 - 10:30
Formatura da GCM. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 30-04-2019
Familiares compareceram à formatura dos agentes da corporação, que foi realizada no Cefe - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos promoveu, nesta terça-feira (30), a formatura dos 66 novos integrantes da Guarda Civil Municipal. A cerimônia foi realizada no Cefe (Centro de Formação Educacional), com a presença de familiares e autoridades do município.

Os novos profissionais já estão habilitados para o início do estágio probatório, com duração de três anos. Como primeira atividade, eles irão atuar na Festa do Trabalhador, que será realizada nesta quarta-feira (1º), no Novo Horizonte, com a distribuição da tradicional macarronada à população.

Entre os formandos, o clima era de muita alegria e descontração. “Foi uma jornada muito difícil, mas conseguimos terminar com êxito”, disse Misael Wagner dos Santos, um dos destaques da turma. Primeira colocada no treinamento, Mirela Marcondes Crescini Prado ressaltou a união muito forte com os colegas. “Está todo mundo preparado, a gente vibrou muito e todo mundo gosta do que faz.”

Com carga total de 720 horas, o curso de formação teve aulas teóricas e práticas sobre legislação da área, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal, abordagem e treinamento de tiro, além das experiências com outros órgãos de segurança, como as polícias Militar, Civil e Rodoviária.

O processo para contratação desses novos guardas começou em 26 de janeiro do ano passado, com as inscrições para o concurso público. Depois da seleção, os aprovados foram sendo chamados e iniciaram as aulas no dia 19 novembro.

A Prefeitura vem melhorando a estrutura da Guarda Civil Municipal, com aquisição de carros elétricos, armamentos e coletes à prova de balas. Porém, a capacitação das pessoas é o mais importante investimento na corporação, que agora passou a ter 338 agentes.