Nova tubulação em estrada rural dobra capacidade de escoamento de água
Atualizado em 30/04/2019 - 17:45
Galeria de águas pluviais na Estrada Municipal do Pinheirinho
Troca de tubulação na estrada do Pinheirinho dobrou a capacidade de vazão - Foto: PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Secretaria de Manutenção da Cidade substituiu uma tubulação de águas pluviais na Estrada Municipal do Pinheirinho, em área rural da região norte. A capacidade de vazão dobrou com a troca de tubo de concreto de 60 cm de diâmetro por outro de 1,50 cm.

Com 15 metros de comprimento no sentido transversal, a nova tubulação também serve para a passagem de um córrego. Na entrada e saída dos tubos foram construídos gabiões, tipo de estrutura armada com malhas de fios de aço e preenchidos com pedras britadas e construída manualmente.

A dificuldade de escoamento estava causando erosão em uma área na margem da estrada.

Também está sendo realizado um reparo na galeria de águas pluviais no canteiro central da rua Goiânia, no Parque Industrial, região sul. Outra manutenção está em execução na avenida João Rodolfo Castelli, no Putim, região leste. Para reparar a galeria, foi necessário trocar três tubos de 60 cm de diâmetro.

Erosão

Um total de 60 caminhões foram usados para conter uma erosão próxima a uma Área de Proteção Ambiental no Jardim Santa Inês 3, região leste. A área fica entre as ruas José Custódio da Silveira, Alberto Reinart e Célia de Oliveira. O trabalho foi concluído na semana passada.

No Residencial São Francisco, região leste, foi feita uma nova baia na lateral da ponte que dá acesso ao bairro para facilitar o escoamento de água e evitar erosão próximo à estrutura

Passarela

A Secretaria de Manutenção da Cidade está realizando serviços de recuperação e reforço da passarela que liga os bairros Jardim Pararangaba e Jardim Califórnia, na região leste. A passarela passa sobre o córrego Pararangaba e está localizada na rua Rio Guaíba.

O serviço contempla a substituição de longarinas (toras de eucaliptos longitudinais), vigas transversinas de madeira, tábuas do assoalho e confecção de corrimãos. A passarela será entregue à comunidade na sexta-feira (3).