Galo Branco ganha pomar de árvores nativas
Atualizado em 03/04/2019 - 18:50
Plantio de Árvores no Galo Branco 03 04 2019
Crianças participam do plantio de mudas frutíferas da Mata Atlântica e Cerrado no Galo Branco - Foto: PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Alunos das escolas municipais Luiz Leite e Luiz Sundfeld e da escola estadual Elídia Tedesco de Oliveira participaram, nesta quarta-feira (3), do plantio de 40 árvores frutíferas nativas na área verde localizada da avenida Antônio Ferreira Vinhas, no Galo Branco.

Os estudantes plantaram juntos mais um pomar do Programa Pomares Nativos Educativos, que estão contribuindo para enriquecer a arborização de diversos bairros. Desde o início do projeto, em 2018, 12 bairros foram contemplados.

Coordenado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, o programa promove a formação de bosques com o plantio de mudas frutíferas da Mata Atlântica e Cerrado.

O intuito é resgatar o contato da comunidade com frutas típicas da nossa região e educar as crianças sobre a importância dessas espécies.

Para a professora Débora Rosana Silva Oliveira, da escola Luiz Leite, a ação tem grande importância educacional.

“Acho muito interessante esse projeto, porque, por meio dele, haverá o desenvolvimento e conscientização dos alunos e da comunidade sobre a preservação do meio ambiente”, afirmou.

Para os adolescentes Felipe Tiago, de 12 anos, e Maria Eduarda, de 14 anos, alunos da escola Luiz Leite, o projeto é uma ótima iniciativa da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida.

“Acho muito importante a realização e participação nesse projeto. Ele melhora nossa organização, o meio ambiente e o meio em que vivemos”, comentou Felipe.

“É algo positivo para o meio ambiente e para nós, pois com isso temos uma melhor qualidade de vida”, completou Maria Eduarda.

As Assessorias de Educação Ambiental e de Parques e Áreas Verdes, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, juntamente com a equipe da Secretaria de Manutenção da Cidade, participaram do evento dando suporte ao plantio e orientando os participantes.

Semana da Água

A Semana da Água reúne uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O objetivo da programação é informar, mobilizar e engajar a sociedade no uso consciente da água e sua distribuição de forma justa, bem como em políticas públicas dedicadas à proteção e manutenção dos recursos hídricos.

Para finalizar a programação, nesta quinta-feira (4), às 9h, acontece o plantio de mais um pomar nativo, no bairro Pinheirinho dos Palmares, na zona sudeste da cidade. O plantio ocorrerá na Rua Benedito Aparecido Ribeiro (cruzamento com a rua Rodolfo Teodoro).

A programação completa da Semana da Água está disponível no site da Prefeitura.