Escolas municipais ganham painel que mostra desempenho no Ideb
Atualizado em 03/04/2019 - 12:57
No painel também constam informações específicas das escolas, como número de alunos alfabetizados após dois anos de escolaridade e frequência dos pais nas reuniões
No painel, também constam informações como número de alunos alfabetizados após dois anos e frequência dos pais nas reuniões - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

As 47 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos agora contam com totens com identificação das notas obtidas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No painel, também constam informações específicas das escolas, como número de alunos alfabetizados após dois anos de escolaridade e frequência dos pais nas reuniões.

A estudante Leticia Vieira, mãe de um aluno da educação infantil, aprovou a iniciativa. “Esse totem é um bom parâmetro para saber a frequência dos pais nas reuniões da escola. Sabemos que essa parceria contribui na qualidade do ensino. Uma escola é feita de educadores, pais e alunos”, disse.

Enquanto se dirigia para o trabalho, o corretor de imóveis Ruan Souza apontou a transparência que os totens proporcionam para a população.

“É importante saber o desempenho das escolas municipais e o que está acontecendo lá dentro. Esses dados demonstram como está a qualidade do ensino na cidade.”

“A educação é a salvação do país. A partir de agora, quando passar em frente a uma escola municipal, vou conferir como está o Ideb”, completou o vendedor Marcelo Rodrigues.

Com o objetivo de garantir a transparência dos dados de cada unidade escolar, o serviço realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, atende à lei 8.588/12.

De acordo com a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, as informações previstas na lei já constam em todas as unidades em um mural, na parte interna da escola. A partir de agora, os munícipes terão acesso a esses dados sem precisar entrar no prédio.