No horário de almoço, servidora ensina inglês gratuitamente
Atualizado em 29/04/2019 - 09:10
AULA DE INGLES SERVIDORA MOBILIDADE - 25-04-2019 - LUCAS CABRAL
Servidora dá aulas de inglês a colegas na Secretaria de Mobilidade Urbana - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

Aprender um novo idioma faz toda a diferença no mercado de trabalho, nas relações interpessoais e, quando ainda na infância, estimula o cérebro e no desenvolvimento da criatividade, raciocínio e concentração.

No entanto, um levantamento feito pela British Council, Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, mostra que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar no idioma. Destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência.

Para mudar esse cenário, aparecem pessoas como Bianca Yinli Wu Candido Rodrigues, funcionária há nove anos da Urbam (Urbanizadora Municipal) de São José dos Campos e que trabalha na Secretaria de Mobilidade Urbana. Desde agosto de 2015, ela vira professora no seu horário de almoço. Ajuda os colegas de trabalho a aprenderem o inglês de graça.

“Começamos entre as amigas do departamento e depois a compartilhar nossas aulas com todos os colegas da Secretaria. Cada uma de nós já tinha estudado inglês, em diferentes níveis, mas estávamos há muito tempo sem praticar”, conta Bianca.

“Como eu havia dado aulas por seis anos e tinha experiência com algumas metodologias de ensino da língua inglesa para brasileiros, me propus a ministrar as aulas, que têm o foco na conversação e são bem descontraídas”, completou.

Todo o material utilizado e atividades extras estão à disposição pelo celular ou computador, não havendo necessidade de aquisição. “Assim, diminuímos o consumo de papel e nossas aulas tornam-se mais dinâmicas”, explica Bianca. No total, 21 funcionários da Secretaria de Mobilidade já participaram da atividade.

As provas também estão presentes para medir o aproveitamento e as notas têm um toque especial.

“Cada um faz o seu exercício teórico, corrigimos todos juntos e, ao final, cada um analisa o quanto conseguiu aproveitar na atividade e identifica os pontos a serem revisados. A nota sai na hora, geralmente em forma de doces, balas e chocolates”, conta Bianca.

As servidoras Estefânia Menezes Henrique e Isabel Cristina Braga são as “veteranas” da atividade. Estão desde 2015. “Já fiz curso de inglês antes, mas aprendi só o básico. Nas aulas, a gente sempre revisa a gramática e ela tira as dúvidas. Eu aprendo muito com a Bianca, ela tem muita experiência”, conta Estefânia.

A servidora Isabel conta que hoje, quando escuta música, consegue compreender a letra e adora aprender através delas. “A música me ajuda muito, e também é importante levar às aulas a sério, fazer as tarefas e trazer as dúvidas. Em todas as aulas, a Bianca faz uma integração, uma dinâmica, isso é muito legal e ajuda muito”, comenta.

Para a servidora e professora nas horas de almoço, a educação é o maior legado que se pode deixar para um mundo melhor.

“Compartilhar o que eu já aprendi e ver que as pessoas que estão estudando comigo percebem a importância do aprendizado contínuo é o que mais me motiva. A vida é muito dinâmica, o tempo passa muito rápido e o que hoje sabemos, amanhã pode não ser mais suficiente para o nosso trabalho, para o nosso sustento, para a nossa sobrevivência, enfim, para o nosso convívio em sociedade. Portanto, convido a todos para se desafiar a aprender algo novo todo dia e deixar uma boa herança ao mundo”, concluiu Bianca.