Museu Interativo de Ciências encanta crianças e adultos
Atualizado em 29/04/2019 - 09:09
Museu Interativo de Ciências  27 04 2019
O local, inaugurado em novembro do ano passado, foi construído no complexo do Teatrão, e segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Educação e Cidadania

A resposta de pais e avós é quase sempre a mesma, quando questionados sobre o motivo da visita: “Vim trazer a criançada”.

No entanto, passados poucos minutos dentro do MIC (Museu Interativo de Ciência), na região leste de São José dos Campos, é fácil encontrar um deles brincando e descobrindo a física e a ciência nos equipamentos.

O local, inaugurado em novembro do ano passado, foi construído no complexo do Teatrão, e segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. O espaço foi aberto ao público em geral neste sábado (27), pela primeira neste ano. O MIC vinha recebendo visitas agendadas de escolas.

Agora, quem for ao local, aos sábados, poderá interagir com diferentes equipamentos e explorar temas relacionados à mecânica, eletricidade, fluídos, a dinâmica da vida e astronomia, além de planetário. No jardim externo, também é possível conferir equipamentos que demonstram a aplicação do tema no cotidiano.

Os monitores do MIC são estudantes da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo), de Lorena, e do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), que desenvolvem uma ação de extensão pela monitoria voluntária.

Um deles é o André Gonçalves, de 19 anos, estudante do primeiro ano de engenharia da USP.

“Primeiro vim conhecer e depois fiz o treinamento. Esta é a minha primeira vez como monitor e tem sido legal para conversar com as pessoas e ver na prática os mecanismos da física”, contou.

Moradora do Jardim Satélite, na região sul, Luceli Pires da Silva levou os três filhos para conhecer o MIC. “Fiquei sabendo ontem pelas redes sociais e meu filho mais velho é apaixonado por ciência. Vim trazê-lo”, disse a mãe do Pedro Vinicius, de 15 anos, da Aylla Letícia, de 2, e do Isaque Felipe, de apenas 7 meses.

“No equipamento que mede a eletricidade do nosso corpo, o resultado do meu chamou a atenção da monitora. Normalmente, a média é 60 e o meu passou de 100 (risos). Não imaginava que era tão legal aqui. Pretendo vir mais vezes”, comentou Pedro Vinicius.

A tarefa de sábado do morador da Vila Industrial, na região leste, Aguinel dos Santos, de 62 anos, foi levar os dois netos ao museu. “Fiquei sabendo e não via a hora de vir. Achei muito legal. Vim trazer a criançada e eles estão adorando. É bom para as escolas e para as crianças”, diz.

Serão cinco sessões todos os sábados (confira abaixo os horários). Os ingressos serão entregues a partir das 10h15 para os visitantes que retirarem a senha na ordem de chegada. É necessário levar 1kg de alimento não perecível. Cada pessoa pode retirar no máximo quatro bilhetes.

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’

Sessões
1ª sessão: 10h30 às 11h55
2ª sessão: 11h05 às 12h30
3ª sessão: 11h40 às 13h05
4ª sessão: 12h15 às 13h40
5ª sessão: 12h50 às 14h15


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania