Feira aborda produção rural e aproxima tecnologia do setor
Atualizado em 29/04/2019 - 09:09
2º Feira do Empreendedor Rural no CEFE  27 04 2019
Quem foi ao evento teve a oportunidade de conhecer produtos do setor feito em São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e o Ponto Rural, realizou neste sábado (27) a 2ª Feira do Empreendedor Rural, no Cefe (Centro de Formação do Educador), região norte da cidade.

Quem foi ao evento teve a oportunidade de conhecer produtos do setor feito em São José dos Campos e cidades vizinhas, palestras de veterinária, roda de prosa com os produtores, além de uma exposição de tecnologias voltadas para a produção rural, de empresas encubadas no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Os produtores presentes na Feira ainda tiveram à disposição uma equipe da Sala do Empreendedor, que prestou assessoria em temas como abertura de CNPJ e cadastramento de atividades, além de cadastramento para fossa ecológica gratuita aos produtores de São Francisco Xavier.

O morador da Vila Adyanna, região central de São José, Edmundo Schychof Júnior possui uma empresa no ramo de cogumelos e foi um dos expositores do evento.

“Trabalho com cogumelos in natura e processados. O meu diferencial é que o desenvolvimento é próprio e artesanal e os processados passam pelo processo natural de conserva, ou seja, não possuem nenhuma química”, afirmou.

“A feira é muito boa porque além da possibilidade de exposição do meu produto, reforçamos os relacionamentos e conhecemos outros produtores, o que pode gerar mais negócios”, completou.

Uma das empresas de tecnologia presentes no evento foi a MFSim, startup encubada no Parque Tecnológico que produz simuladores de voo. “Participamos do projeto de startups do Parque e estamos desde janeiro lá. Nosso produto pode atender aeroclubes ou qualquer pessoa”, explicou o funcionário da empresa Marcos Fernandes, de 32 anos, que mora no Santa Inês, região leste de São José.

Uma das novidades da empresa é um simulador de aeronave específica para a área rural. “Já estamos desenvolvendo simuladores de aeronaves pulverizadoras para atender ao público do agronegócio”, disse.

Um produto que também não podia faltar na Feira é o mel, exposto por Bernadete Ongaro da Silva, moradora do bairro Santo Agostinho, na zona rural de São José, e integrante da Associação dos Produtores de Agronegócio de São Francisco Xavier.

“Participamos da primeira edição da feira. É uma ótima oportunidade para o público conhecer os nossos produtos e dos amigos produtores. Produzimos mel e própolis e o nosso projeto é criar a Casa do Mel, onde os produtores individuais poderão utilizar para o processamento”, concluiu.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×