Festa do Mineiro começa neste sábado no Parque da Cidade
Atualizado em 26/04/2019 - 18:37
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Logo após a abertura da porteira, haverá distribuição de biscoito de polvilho e café com leite - Foto: PMSJC

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Assim que o berrante tocar, às 9h deste sábado (27), as porteiras se abrem para mais uma edição da tradicional Festa do Mineiro, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade, região norte de São José dos Campos. Além de muita comida típica e artesanato variado, a edição deste ano traz como novidade o Encontro de Violeiros, que promete animar ainda mais os frequentadores.

No sábado, quem se apresenta, às 20h, é a Orquestra Paulistana de Violas Caipiras (OPVC) e, no sábado (28), no mesmo horário, é a vez da animada dupla Leyde e Laura. A tradicional festa é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos.

A orquestra é formada, exclusivamente, por violas caipiras de dez cordas e foi fundada em 1997 pelo maestro Rui Torneze. “No início era só uma prática em conjunto de viola caipira e, quando recebemos uma sede para os ensaios, eu comecei a ensinar os membros o estudo da música e a adaptar as partituras de orquestras para o instrumento da viola caipira”, explicou o maestro.

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira tem como missão formar público para a música executada à viola caipira e por isso desenvolve um eclético repertório, que vai da música caipira de raiz à inusitadas e originais incursões na música erudita, new age e Música Popular Brasileira (MPB).

A composição da OPVC é dividida como de uma real orquestra, com seis naipes diferentes: viola um, viola dois, viola três, viola quatro, violão e violona (de base). A orquestra também conta com um violeiro spalla, um músico mais experiente que faz os solos principais, como explicou Torneze.

“Estamos preparando um repertório especial para a Festa do Mineiro, homenageando o Estado de Minas Gerais, porque é impressionante a influência mineira na cidade de São José dos Campos”, disse o maestro, que também revelou que cinco membros da orquestra são da cidade.

A tradicional festa conta com barracas de comidas típicas mineira, variado artesanato e muita animação.

Programação

Dia 27 (Sábado)

9h – Abertura da porteira com berrante

10h – Missa de Abertura

11h – Distribuição de biscoito de polvilho e café com leite

12h – Grupo de Violeiros da Fundação Cultural, com Zé da Viola

12h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas

13h às 22h – 1º Encontro de Violeiros

20h – Orquestra Paulistana de Violas Caipiras

Dia 28 (Domingo)

9h às 22h – Oficina Livre de Luteria de Violas

10h às 16h – 1º Encontro de Violeiros

20h – Show com a dupla Leyde e Laura

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade / Santana
(12) 3924 7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×