Usuários aprovam novidades da UBS Resolve em Santana
Atualizado em 25/04/2019 - 18:43
Entrega da UBS Resolve em Santana. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 25-04-2019
A UBS de Santana é a 24ª unidade da rede de saúde de São José dos Campos a receber o programa UBS Resolve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Poder realizar os exames laboratoriais na própria unidade é um dos benefícios do programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura de São José dos Campos como objetivo de tornar o atendimento mais resolutivo e facilitar o acesso da população. A coleta é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

A novidade chegou nesta quinta-feira (25) em Santana, e agradou em cheio os pacientes que procuraram a unidade logo pela manhã.

O segurança Jair de Vasconcelos Barbosa, 63 anos, morador do bairro de Santana, foi um dos primeiros a fazer a coleta de sangue no local. Para ele, a medida vai beneficiar, sobretudo, as pessoas com dificuldades de locomoção.

O estudante Daniel de Oliveira Costa Neto, 17 anos, morador do bairro Vila Cristiana, ressaltou que facilitará para as pessoas com mais idade.

Já Ana Carolina Ferreira Silva, 25 anos, também moradora de Santana, afirmou que a coleta sendo realizada na unidade ajuda muita gente que depende do ônibus.

Esta é a 24ª UBS da rede de saúde do município a receber programa UBS Resolve. A meta da Prefeitura, até o final do próximo ano, é implantar o conceito em todas as 40 unidades da rede.

Além da coleta diária, todas as unidades passam por adaptações e recebem melhorias, como nova pintura. Além disso, elas ganham uma sala de coleta para exames laboratoriais e a gerência passar a ficar mais próxima da recepção, facilitando o acesso da população.

A UBS de Santana tem 22.324 pacientes cadastrados e conta com quatro clínicos gerais, dois pediatras, dois ginecologistas e dois dentistas, além de profissionais de enfermagem e administrativos.

É referência para os moradores dos bairros de Santana, Vila Rossi, Vila Nova Cristina, Vila Rhodia, Vila Cesar, Jardim Jaci, Jardim Anchieta, Vila Rangel e adjacências.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)