Prefeitura lança edital para ciclovia que ligará DCTA à Embraer
Atualizado em 26/04/2019 - 09:24
Conclusão da obra de alargamento em frente ao DCTA. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 03-12-2018
A futura ciclovia irá ligar as entradas do DCTA e da Embraer - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos lançou no dia 18 de abril, o edital para a construção de uma ciclovia que ligará a entrada do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) a Embraer, passando pela marginal da Dutra e avenida dos Astronautas, na região sudeste da cidade.

A obra está orçada em R$ 4.446.924,38, tem extensão de 6 quilômetros e previsão de 8 meses para ser concluída após a emissão da ordem de serviço. As propostas do edital serão abertas em 22/5.

O morador do Jardim Uirá, na região sudeste, Cesar Adriano Guimarães, utiliza a avenida dos Astronautas todos os dias de bicicleta. “Sozinho e às vezes com o meu filho. Por ser plana as pessoas usam bastante e de fácil acesso para a Embraer, Inpe, CTA, shopping e vários comércios da região”, comenta.

“Hoje o ciclista divide espaço com pedestres que fazem caminhada na calçada ou na via com os carros. Com a ciclovia vai melhorar muito. Acho muito importante, além da prática de esportes, muitas pessoas usam para irem ao trabalho”, conclui Cesar.

Ciclovia do Vidoca

Também foi lançado neste mês o edital para as obras da ciclovia da Jorge Zarur, que ligará a Avenida Lineu de Moura até o Jardim Satélite. A ciclovia tem aproximadamente 3,3km de extensão, valor de R$ R$ 3.281.950,23 e previsão de obra de 8 meses após a emissão da ordem de serviço. As propostas do edital serão abertas em 13/5.

Além delas, está previsto ciclovias nos projetos da Via Cambuí (região sudeste) e Via Jaguari (região norte), com 8,60km e 4km, respectivamente. São José dos Campos conta hoje com 96 quilômetros de sistema cicloviário e a intenção é que em 2020, a cidade ultrapasse os 157 quilômetros.