Unidade de Santana recebe o programa UBS Resolve
Atualizado em 25/04/2019 - 11:40
Preparativos para a UBS Resolve de Santana  12 04 2019
A UBS de Santana tem 22.324 pacientes cadastrados e conta com 8 médicos e 2 dentistas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O programa UBS Resolve chega nesta quinta-feira (25) na unidade básica de Saúde de Santana, região norte de São José dos Campos. Esta é a 24ª UBS da cidade a trabalhar dentro deste conceito da atenção básica. A meta da Prefeitura, até o final do próximo ano, é implantar o programa em todas as 40 unidades da rede.

O local passou por adaptações e recebeu melhorias, como nova pintura. Agora há uma sala de coleta para exames laboratoriais e a sala da gerência está mais próxima da recepção, facilitando o acesso da população.

A UBS de Santana tem 22.324 pacientes cadastrados e conta com quatro clínicos gerais, dois pediatras, dois ginecologistas e dois dentistas, além de profissionais de enfermagem e administrativos.

A UBS é referência para os moradores dos bairros de Santana, Vila Rossi, Vila Nova Cristina, Vila Rhodia, Vila Cesar, Jardim Jaci, Jardim Anchieta, Vila Rangel e adjacências.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar as unidades básicas de saúde mais resolutivas. A coleta de exames é feita todos os dias, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)