Prefeitura promove ação de alerta sobre a hipertensão
Atualizado em 25/04/2019 - 15:19
Evento em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, no largo São Benedito. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-11-2018
A ação terá medição de pressão arterial e teste de glicemia: mais de 115 mil pessoas são acompanhadas pela rede de saúde - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta sexta-feira (26) uma ação de conscientização pelo “Dia Nacional de Combate à Hipertensão”. A atividade acontece das 8h às 12h na travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal e em frente ao Museu de Arte Sacra, centro da cidade.

O objetivo é conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da hipertensão arterial e alertar sobre as suas graves consequências.

A atividade, coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, consiste na distribuição de material informativo sobre os riscos da doença e a aplicação do teste de glicemia e verificação de pressão arterial. Dependendo do apontamento do exame, a pessoa recebe as orientações necessárias para buscar auxílio médico.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. São José dos Campos tem aproximadamente 115 mil hipertensos. Deste total, 65.523 são acompanhados pela rede pública de saúde do município.

As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. No entanto, apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença; 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial.

A hipertensão mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes são registradas por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.